Dia Mundial da Tuberculose lembrado com ações de combate à doença na cidade
Por Marketing, postado em 20/03/2013
Na Unidade de Saúde de Mucuri, nesta quinta-feira (21), a partir das 13h, será feita a distribuição de panfletos, além de palestra e atendimento médico às pessoas que têm sintomas da tuberculose. Em Mucuri e nas outras unidades de saúde haverá mobilização na comunidade, com panfletagem para conscientizar em relação aos sintomas da doença e a necessidade do tratamento.
Neste 24 de março (domingo) será lembrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Durante esta semana, Unidades de Saúde do município estão realizando ações para sensibilizar a população quanto à importância de estar atenta aos sintomas e buscar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima. As Unidades que estão realizando as ações são as de Nova Rosa da Penha II, Flexal II, Sotelândia, Itapemirim, Mucuri e Campo Verde.
Desafio
A tuberculose (TB) continua sendo um desafio para a Saúde Pública. No mundo são notificados 9,27 milhões de casos novos a cada ano. O Brasil é um dos 22 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde que concentram 80% da carga mundial de TB.
A distribuição dos casos está concentrada em 315 municípios do país. No Espírito Santo, o município de Cariacica é uma das oito cidades prioritárias para o Ministério da Saúde, devido à situação epidemiológica apresentada. Foram notificados no município, no último ano, 176 casos de tuberculose. Destes, 119 foram de novos doentes.
As principais medidas de controle para a tuberculose são o diagnóstico e o tratamento corretos. O exame dos contatos para prevenção do desenvolvimento de novos casos também é um fator imprescindível no controle da doença. Por isso é importante que a população esteja atenta.
Sinais e sintomas:
- Tosse por três semanas ou mais (com ou sem catarro);
- Febre vespertina (à tarde);
- Suor noturno;
- Emagrecimento.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial que busca envolver todas as esferas
de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade.
Unidades de referência para tratamento no município:
- Policlínica de Itacibá - 2ªf a 6ªf, pela manhã;
- U. S. Jardim América - 2ªf a 6ªf, pela manhã;
Tuberculose tem cura! Contatos com a gerência de Vigilância Epidemiológica,
Programa Municipal de Controle da Tuberculose, pelos telefones: 3346-6512 e 3346-6513.
(Fonte: Vigilância Epidemiológica)
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga