Contato com água de enchentes pode causar doenças
Por Marketing, postado em 20/03/2013
As chuvas intensas que atingem o município causam prejuízos, desalojam famílias, e também podem trazer doenças. Evite o contato com a água e a lama sujas. As principais doenças que podem surgir são a leptospirose, a hepatite A e as diarréicas, causadas por alimentos e água contaminados.
A prevenção e a informação ainda são os melhores tratamentos, segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica de Cariacica, Denise Carramanhos. Ela esclarece que, em sua maioria, as doenças são causadas por contato com as águas que invadem casas e ruas, por conta das cheias em rios, córregos, bueiros e redes de escoamento de esgoto.
Leptospirose
A doença, mais comumente registrada em períodos de chuvas, é infecciosa, causada por uma bactéria presente na urina dos ratos. Extremamente letal, é transmitida pelo contato da bactéria com a pele. Os primeiros sintomas da doença são muito parecidos com os de uma gripe ou os da dengue, entre eles: vômitos, dor de cabeça, dor na panturrilha, calafrios, dores musculares e coloração amarelada da pele. Também pode causar febre, diarréia e tosse.
Para prevenir a doença é importante evitar o contato com a água das enchentes, além de usar água sanitária (para desinfetar reservatórios de água, locais e objetos que podem ter sido contaminados), combater os ratos, armazenar corretamente alimentos e dar o destino correto ao lixo.
“A urina de ratos infectados pode contaminar o homem, por meio da pele íntegra e, especialmente, se tiver cortes ou arranhaduras na pele ou pelas mucosas (olho, nariz e boca). A transmissão também pode ocorrer pela ingestão de alimentos e medicamentos contaminados.
Hepatite A
No verão e em épocas de chuvas, por ser um vírus de transmissão oral-fecal, ou seja, transmitida por água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas contaminadas, é bastante comum o aparecimento da hepatite A.
Os principais sintomas são: febre, náuseas, prurido, dor abdominal, tontura, cansaço, o surgimento da cor amarelada na pele e olhos. Também pode ocorrer o escurecimento da urina e o clareamento das fezes.
Lavar bem as mãos, controlar o destino dos dejetos (fezes), ter cuidado no preparo dos alimentos, com boas práticas de higiene, além de desinfetar objetos, bancadas, chão, camas e utensílios que tiveram contato com águas contaminadas, pode prevenir o contágio.
Não existe tratamento específico para hepatite A. O mais recomendado para o paciente que contraiu a doença é o repouso e a dieta pobre em gorduras e rica em carboidratos (alimentos ricos em açúcares); e a suspensão da ingestão de álcool, no mínimo por seis meses.
Dengue
A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. E os sintomas mais comuns são: cansaço, febre, dores de cabeça, nos olhos e nas articulações, enjôos e vômito.
Para evitar as doenças é preciso prevenir a proliferação do Aedes aegypti colocando areia em pratos de vasos de plantas; deixando garrafas ou outras embalagens recicláveis, brinquedos e pneus longe da chuva, para evitar o acúmulo de águas. Também é importante tampar caixas dágua e verificar se não há rachaduras nas tampas; tratar piscinas e manter as que estão inutilizadas cobertas; lavar tanques e baldes toda semana com água e sabão; não jogar lixo nas ruas ou em terrenos baldios; remover folhas que se acumulam nas calhas; e no caso de ralos, mantê-los vedados quando não estiverem sendo utilizados.
Outros problemas que podem ocorrer
Doenças diarreicas e causadas por alimentos contaminados são as mais registradas em períodos de chuvas. A transmissão acontece quando se ingerem água e alimentos contaminados. Os principais sintomas são: mal-estar, febre, dor abdominal, náusea, vômito e diarreia.
Para evitar o problema jogue fora todo alimento que teve contato com águas de enchente, lave todos os utensílios e superfícies que tenham contato com alimentos; lave panos para secar utensílios e superfícies que foram atingidos pela enchente, antes de usar; coma alimentos cozidos; e, se não for possível, lave os alimentos com água potável e deixe de molho em água com cloro, de 15 a 20 minutos; também lave bem as mãos antes de preparar alimentos. Beba sempre água potável. Guarde os alimentos em recipientes bem fechados.
Informações Adicionais:
Jornalista responsável: Evandro Costalonga