Flor do Campo ganha quadra poliesportiva multiuso
Por Marketing, postado em 18/03/2013

O prefeito Juninho pediu a colaborarção dos moradores na conservação do mais novo espaço de esporte e lazer do bairro Flor do Campo.FOTO: Semco / Claudio Posta
Um espaço de esporte e lazer para quem tem de 8 aos 80 anos ou mais, no bairro Flor do Campo. Com muita música e festa, a comunidade ganhou, na noite do último sábado (16), a quadra poliesportiva Marcílio Passos. Inaugurada pelo prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, a quadra era um antigo desejo dos moradores, que não tinham um local adequado para as crianças e adolescentes brincarem.
Na presença de lideranças comunitárias e religiosas, secretários, vereadores do município e deputados estaduais, Juninho lembrou que a administração do novo equipamento ficará a cargo da associação de moradores. “Peço que as famílias colaborem para o bom uso desse espaço, pois o prefeito Juninho não faz nada sozinho. Precisamos ter a consciência de que o que é público, na verdade, pertence a todos nós e temos que ser responsáveis por manter em boas condições para que todos possam usá-lo”, destacou.
Terceira idade
O prefeito lembrou que a quadra coberta poderá ser aproveitada pela terceira idade e também para apresentações culturais. Pois além dos
vestiários masculino e feminino e ampla arquibancada, ela conta com um palco, atrás de uma das traves. Alguns moradores já planejam festivais de música e teatro, com a ajuda da comunidade católica do bairro.
A aposentada Rosa Sartório, de 63 anos, considera a quadra uma grandemelhoria para o bairro. “Moro aqui há 18 anos e esta quadra vai fazer um grande bem às crianças, aos jovens e a nós, da terceira idade. Nosso grupo é muito grande e já podemos ter aula de ginástica. Vai ser muito bom porque, hoje, eu tenho que ir até o bairro Cruzeiro do Sul para fazer exercícios, numa caminhada que leva uns 25 minutos”, comemorou.
O pedagogo Vanecyr Rodrigues, 30, diz que Flor do Campo, agora, tem um local de reunião para a juventude. “Os adolescentes e crianças ficavam sem ter um lugar apropriado para brincar. Além disso, o bairro tem vocação esportiva. Há times de futebol formado pelos moradores. Só faltava um local”, reforçou.
Os amigos Daniela Montovani, 14, Paula Helmer, 16, Joelma Helmer, 33, e Luiz Felipe Martins, 19, já consideram a quadra como "point" para os fins de semana da galera. “Agora, nós temos um lugar para encontrar todo mundo e bater papo”, aponta o rapaz. A estudante Paula concorda: “O bairro não tinha nada para gente da nossa idade. Tomara que venham mais obras”, torce.
A inauguração contou com a bênção do padre Theo, da comunidade católica de São José, que estava presente devido à festa do padroeiro. Em meio a muita música, que animava o evento, barraquinhas de bebidas e comidas típicas. A viúva do homenageado, Ana Miranda, disse que o marido adorava futebol e sempre apoiava os times da região. “Se ele pudesse estar aqui, com certeza, estaria muito feliz. Foi um dos moradores mais apaixonados por Flor do Campo”, relembrou. Marcílio Passos, mais conhecido como Seu Neguinho, faleceu em 2004 e foi um dos primeiros moradores do bairro.
Outros projetos
Quem também estava satisfeito com a quadra Marcílio Passos era Luiz Carlos da Silva, integrante da Associação de Moradores de Flor do Campo, Vila Rica e Santo André (Anflorvisa). “Essa obra será de mudança radical para o bairro, pois não tínhamos uma área de lazer. As crianças ficavam reclusas em casa. Além de ser útil para a garotada, para os jovens e para a terceira idade, ela também pode ser o pontapé para outros projetos. Temos uma quadra na sede da nossa associação. Já que temos uma nova, podemos usar o terreno da antiga para que a prefeitura inaugure ali a praça do bairro, outra reivindicação da comunidade”, aponta. Feita com recursos próprios, a quadra poliesportiva Marcílio Passos teve investimentos na ordem de R$ 340.688,04.
Obras
Em sintonia com as ideias e desejos dos moradores, o prefeito Juninho sinalizou para outras obras na região. “Vamos acelerar a obra do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e quero me reunir com as lideranças locais para estudar a implantação da praça do bairro”, anunciou. Ele também lembrou de outras intervenções no município, frutos de parcerias com o Governo Estadual e a União. “Vamos inaugurar mais dez novas creches na cidade; vamos ter iluminação do trecho da Rodovia do Contorno, que vai do Rio Santa Maria até a Ceasa. Na área da Saúde, vamos construir a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), do município de Cariacica, que será inaugurada em Flexal II”, detalhou.
Informações Adicionais:
Texto: Marcelo Pereira
Jornalista responsável: Evandro Costalonga