Otimismo na abertura do 1º Festival de Imóveis de Cariacica
Por Marketing, postado em 15/03/2013

Construtoras oferecem mais de 2 mil imóveis durante festival até domingo (17).FOTO: Semco / Claudio Postay
A abertura do 1º Festival de Imóveis de Cariacica, na manhã desta sexta-feira (15), reuniu autoridades, representantes da Caixa Econômica Federal, expositores e pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria. O Festival acontece até domingo (17), das 10h às 17h, no Society Gauchão, no bairro Rio Branco (próximo ao estádio Kleber Andrade).
Uma das autoridades presentes, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcos Bruno, afirma que eventos como este suprem uma lacuna na cidade, expondo suas potencialidades. “Não era comum. Vejo com bons olhos (o Festival de Imóveis) e parabenizo a iniciativa da Caixa Econômica Federal (CEF), em parceria com a prefeitura”, diz o vereador.
Público
De olho nas ofertas do festival, que tem cerca de 2 mil imóveis com preços e condições especiais, incluindo o Programa Minha Casa Minha Vida, o motorista Márcio Souza de Jesus, 30, foi a um dos estandes conhecer as propostas. “Procuro um apartamento com dois quartos. O que mais levo em conta na hora de escolher é a localização, preço e formas de pagamento. Gostei do que vi e estou analisando”, completa.
Atração de investimentos
Segundo o Superintendente da CEF, Carlos Aurélio Linhalis, o grande objetivo do Festival é criar uma ambiência para trazer os empreendimentos e motivar os investidores a virem para Cariacica. “Lógico que vai haver comercialização, mas o grande objetivo durante os dias do festival é fazer cadastro de pessoas para negócios futuros”, afirma.
Para Linhalis, o momento não é de falar em números. Para ele, por se tratar do primeiro festival, fica difícil mensurar público e número de vendas. “Não dá para fazer uma projeção, mas vamos ter vendas significativas. O grande desafio é trazer empresas”, explica.
A Gerente Regional de Construção Civil da CEF, Margareth Vieira Ribeiro, também acredita que a hora é de divulgação. “A expectativa é de haver muito cadastro de reserva, fazer uma lista de pessoas que demonstram interesse, porque muitos empreendimentos ainda não estão prontos”.
Ainda de acordo com Margareth, o evento já é bem visto e tem um futuro promissor. “Esse é o primeiro de muitos festivais. Os próximos serão melhores porque teremos imóveis prontos. Já temos expositores querendo saber quando será o próximo”.
Marco para Cariacica
O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, também acredita na mudança do setor imobiliário do município. “O Festival significa um marco da mudança de costume no ramo imobiliário. Espero que seja um sucesso, que as pessoas percebam esta nova modalidade e criem uma relação com o segmento imobiliário”, afirma.
Expositores
Nos estandes das construtoras expositoras, em geral, a ideia é realizar cadastros de pessoas, potenciais compradores num futuro próximo. O administrador do empreendimento Via Garden, da Cobra Engenharia, Luciano Severo, explica que a expectativa é grande. “Esperamos cadastrar muitas pessoas e sair daqui com 15 vendas e isso é um número muito bom”.
IPTU
No festival também existe um estande da Prefeitura para dar informações relativas à situação do IPTU. No local é possível fazer:
- Transferência de imóvel;
- Levantamento de débito;
- Prescrição (cancelamento da dívida);
- Isenção para aposentados ou pensionistas;
- Negociação do débito;
- Imprimir o boleto.
Concurso de fotografia
Em outro estande, que fica logo na entrada do espaço do evento, os visitantes podem votar e escolher as melhores fotografias do Concurso fotográfico sobre recursos hídricos.
As fotos estão numeradas e divididas em duas categorias: amador e profissional. Os vencedores ganharão prêmios. Quem quiser participar, observa as fotos expostas, escolhe um número e vota em um computador que está disponível no local. O prefeito conferiu a votação.
Informações Adicionais:
Texto: Lielle Serafim
Jornalista responsável: Evandro Costalonga