Centro de Controle de Zoonoses oferece serviço de castração de cães e gatos
Por Marketing, postado em 15/03/2013

Veterinários do CCZ participam do programa de castração de cães e gatos na cidade.FOTO: Semco/Fernando Madeira
Em 2013, um total de 118 animais, sendo 62 cães e 56 gatos, já foram castrados em Cariacica, como ação do Programa de Castração para Controle Populacional de Cães e Gatos. O serviço é realizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Uma equipe com cinco veterinários atua realizando, além das castrações, estudos de métodos diferentes e mais baratos de anestesias, que proporcionem mais conforto aos animais.
Além disso, de acordo com o veterinário do CCZ, Fabrício Pagani, os métodos cirúrgicos estão sempre atualizados. O morador de Cariacica que tem cães ou gatos e quer castrá-los, deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses para fazer o agendamento. No dia da castração, é preciso levar um documento que comprove que o usuário reside no município. Pode ser conta de luz em seu nome ou contrato de aluguel, e a carteira de identidade. O Centro cirúrgico onde são realizadas as castrações funciona no próprio CCZ.
Unidade móvel de castração
Também é vinculada ao Programa, uma unidade móvel de castração. De acordo com o veterinário, entre os profissionais envolvidos há uma grande preocupação com a humanização do atendimento, procurando dar atenção ao animal e ao munícipe. Além disso, ele afirma que, por meio do CCZ, há um Programa de Educação e Saúde, integrado ao Programa Municipal (PESM), por meio do qual as pessoas são orientadas sobre o funcionamento das iniciativas voltadas para a castração.
Educação e Saúde nas escolas
No CCZ, está em estudo a implantação do Programa de Educação e Saúde nas escolas, para que as crianças tomem conhecimento de quais doenças os animais de estimação podem servtransmissores, como eles devem ser cuidados, como funciona o Programa de Castração, entre outras informações a fim de que as crianças não só aprendam, mas também repassem o conhecimento adquirido para os seus familiares, amigos e conhecidos.
Histórico
O Programa de Castração para Controle Populacional de Cães e Gatos é realizado pela Secretaria de Saúde de Cariacica, por meio do Centro de Controle de Zoonoses. Ele surgiu em consequência da necessidade de o município fazer o controle populacional desses animais, por meio da castração, pois, sem controle, com o aumento dessa população, a tendência é que eles tragam problemas para a sociedade, como doenças.
Vida
Antes de 2007, o controle era feito por meio do recolhimento dos animais que estavam na rua para a realização da eutanásia. Até que, naquele mesmo ano, foi assinado um termo de ajustamento de conduta, feito entre o Ministério Publico e Cariacica, por meio do qual o município se comprometeu em buscar nova forma de controle, que é feita por meio da castração. Hoje, ainda é feita a eutanásia, mas somente de animais sem chance de tratamento e que estejam sofrendo.
Serviço:
- Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Onde: Rua das Camélias, bairro Campina Verde.
Telefone: 3346-6518
Documentos necessários: conta de luz ou contrato de aluguel, comprovando que é residente na cidade, em seu nome) e carteira de identidade.
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga