Dia Mundial do Rim: HiperDia oferece cuidados e tratamento a hipertensos e diabéticos
Por Marketing, postado em 14/03/2013

A equipe do Programa é formada por médicos, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeira, auxiliares e técnicos de enfermagem.FOTO: Divulgação
Em 14 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim. Hipertensão e diabetes - doenças que podem afetar os rins - têm programa de atenção especial, em Cariacica. O programa HiperDia consiste no cadastro e acompanhamento, por meio de uma equipe multidisciplinar, dos pacientes captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus.
A iniciativa foi implantada a fim de gerar informações para proporcionar uma distribuição de medicamentos mais eficiente a todos os cadastrados, de forma regular e sistemática. O HiperDia foi criado no Brasil em 2002, por meio da Portaria nº 371/GM. No ano seguinte, tiveram início suas atividades em Cariacica e, desde então, foram atendidos 75 mil hipertensos e 51 mil diabéticos.
Atendimento
As unidades básicas de saúde, por meio das quais é feito o acompanhamento dos pacientes, são a de Jardim América, Alto Lage, Santa Fé, São Geraldo e Bela Aurora. A unidade de saúde de referência é a de Bom Pastor, em Campo Grande. O acompanhamento é feito, ainda, pela Equipe Saúde da Família, de Porto de Santana.
A equipe multiprofissional do Programa é formada por médicos, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, enfermeira, auxiliares e técnicos de enfermagem e apresenta uma temática baseada na “abordagem multiprofissional”. O paciente que procura uma dessas unidades de saúde e é diagnosticado com diabetes ou hipertensão, passa a receber acompanhamento de equipe do HiperDia.
Por meio do programa, o paciente tem acesso a palestras de esclarecimentos sobre as doenças, e aos remédios para o tratamento. As informações adquiridas no decorrer do acompanhamento dos pacientes são de grande relevância para gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde, pois permitem traçar o perfil desses pacientes e podem servir, em médio prazo, como instrumentos para traçar estratégias de saúde pública que ajudarão a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Ações preventivas
Em Cariacica, o programa apresenta um diferencial, que são as ações de prevenção realizadas periodicamente e em datas comemorativas e possui um protocolo específico com enfoque multiprofissional e integral, por meio de cooperação técnica e compartilhamento de experiências.
Além de seguir as orientações do Ministério da Saúde com equipe multidisciplinar, o Programa realiza as seguintes ações:
• Assistência no nível primário, nas unidades básicas de saúde; e, no secundário, na unidade de saúde referência (especialidades e exames – eletrocardiograma realizado na própria U.S. Bom Pastor) a todos portadores de diabetes e hipertensão usuários da rede.
• Ações educativas para pacientes novos no programa e para pacientes com casos graves e resistentes ao tratamento; entre outros.
• Campanhas educativas de controle e prevenção à hipertensão e diabetes com a equipe multiprofissional da unidade de Bom Pastor.
• Regulação da distribuição dos insumos para diabetes (seringas, fitas testes, lancetas e agulhas fornecidos aos pacientes diabéticos usuários de insulina em cumprimento da lei Federal 11 137 de dezembro de 2006), bem como a confecção dos processos de compras dos insumos (materiais hospitalares) supracitados e demais materiais gráficos para ações.
• Resposta a processos judiciais que envolvem pacientes diabéticos e hipertensos.
• Atendimento em grupo: reuniões com pacientes diabéticos e/ou hipertensos para intervenções educativas e terapêuticas. Número de pacientes por grupo: 30. Periodicidade: semanal. São coordenados simultaneamente grupos de atividade física, terapia, orientações, obesidade, palestras de casos novos e de pacientes antigos e oficinas culinárias.
• Atendimento individual: realizado por médico, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, enfermeira, com intervenções terapêuticas. Periodicidade de acordo com a especialidade.
• Atividade física: possibilitar que os pacientes incorporem a atividade física em sua rotina de vida. A meta é fazer com que os sedentários passem a ser um pouco ativos e que os poucos ativos se tornem regularmente ativos.
• Psicoterapia individual e em grupo: acompanhamento psicológico que visa a promover estabilidade emocional, auxílio na mudança dos hábitos e estilos de vida, e auxílio aos familiares de hipertensos e diabéticos.
• Palestras: ação educativa que visa a informar e esclarecer pacientes, seus familiares e a comunidade a respeito da hipertensão e do diabetes. São realizadas para pacientes que compareceram pela primeira vez no serviço (casos novos). Periodicidade: quinzenal.
• Gerenciamento do Programa de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes na área da assistência, bem como no caráter administrativo, na prevenção e tratamento dos pacientes diabéticos, hipertensos e obesos de todas idades em todo município.
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga