Mutirão contra a dengue em Vila Palestina marcado pela colaboração dos moradores
Por Marketing, postado em 13/03/2013

Grande quantidade de material descartado por moradores é recolhida pelo Papa-móveis.FOTO: Semco / Lucas Calazans
Em função dos grandes índices de dengue na região de Campo Grande, nesta quarta-feira (13), a prefeitura realizou, em Nova Palestina, uma ação concentrada contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. A iniciativa faz parte das ações da força-tarefa que está sendo realizada no município para reverter o crescimento dos números da dengue.
A ação foi aberta pelo prefeito, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, que pediu à população que colabore com o trabalho que está sendo desenvolvido. “Por gentileza, abram suas casas para que os agentes da prefeitura, devidamente identificados, possam entrar”, pediu.
O secretário de Serviços e Trânsito, Wellinghton Nascimento de Lima, o prof. Elinho, explica que fazem parte da ação: limpeza das caixas de água, desentupimento de esgoto, limpeza de rua, poda de árvore, visita dos agentes, e a conscientização, com distribuição de panfletos e orientação. O serviço Papa-móveis (recolhimento de móveis descartados) também foi oferecido. A família da comerciante Luciana Pereira aproveitou e separou os móveis velhos e colocou tudo na rua para ser recolhido.
Participação popular
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Denise Carramanhos, disse estar impressionada com a colaboração da população. “Nós percebemos que as pessoas estão mais preocupadas em eliminar os focos do mosquito vetor. A Prefeitura desenvolve um trabalho de conscientização que já está fazendo efeito, mas é preciso melhorar ainda mais”.
A equipe de agentes entrou na casa de Argentino Cesconetto, verificou os vasos de planta, a caixa dágua, entre outros pontos. A gerente da Vigilância aprovou os cuidados tomados pelo morador. “Ele fez o dever de casa, direitinho”, afirmou. Além de cuidar da própria casa, Cesconetto denuncia quando há focos do mosquito próximo à sua residência. Para denunciar é só ligar para: 3346-6518.
Casos
A pedagoga aposentada, Maria das Graças Costa Ferreira, reside em Vila Palestina e afirma que a ação é muito necessária no bairro. Ela própria explica que seus três filhos e seu marido já tiveram a doença. Gustavo Cunha, que trabalha na região de Campo Grande, conta que teve dengue por duas vezes. Ele lembra dos sintomas. “Senti muita dor no corpo, tive febre. Uma ação como essa é importante para a prevenção”, diz.
A moradora de Vila Palestina, Edna Brás, lembra que em sua casa três pessoas contraíram a doença. “Com isso, nós ficamos mais atentos em relação aos recipientes que podem acumular água, mas não adianta só a gente fazer. O vizinho também precisa fazer a parte dele”, afirma.
Ação continua
Ao todo, 40 pessoas se mobilizaram para realizar a ação. No fim do dia equipes passarão com carro fumacê. Na próxima sexta-feira, 15, o mutirão vai para o bairro Flexal II.
Mutirão Contra a Dengue em Vila Palestina
Galeria de imagens
Semco/Lucas Calazans
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar
Jornalista responsável: Evandro Costalonga