Empreendedor individual receberá mais informações
Por Marketing, postado em 13/03/2013

Treinamento sobre formalização de empreendedores reuniu aproximadamente 80 servidores da prefeitura.FOTO: Semco / Claudio Postay
Para um(a) empresário(a) que tem seu negócio irregular e se enquadra na categoria de Empreendedor Individual, regularizar-se pode parecer prejuízo, pois haverá a necessidade de contribuição com a Receita. Porém, além desta taxa ser de baixo valor (R$ 39,90), há benefícios, como aposentadoria e licença remunerada, em casos de doença e gravidez, entre outros direitos de um contribuinte do INSS.
Este foi um dos pontos abordados na oficina de capacitação oferecida a 80 servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo; de Desenvolvimento Urbano; e de Finanças; aos fiscais da Vigilância Sanitária; e aos gestores das Ampe`s (Associação de Micro e Pequena Empresa), nesta quarta (13), no Centro de Treinamento da Prefeitura de Cariacica. O curso foi realizado em parceria com o Sebrae.
Para Adriano Figueiredo, consultor do Sebrae que ministrou a oficina, esse tipo de informação e formas diferenciadas da abordagem são ferramentas indispensáveis para quem trabalha no atendimento direto à categoria empreendedora.
“Fiscais de postura e vigilância sanitária, por exemplo, são o ponto mais avançado de atendimento. Daí a importância de capacitar essas pessoas para que não fique uma imagem punitiva apenas, mas de multiplicadores do conhecimento da área. Muitas vezes, quem abre uma empresa não procura legalização por falta de informação,” afirmou o consultor.
Alessandra Fonseca, coordenadora da Vigilância Sanitária, participou da oficina no período da manhã e confirma a dificuldade de trabalhar sem capacitação. Agora, garante que toda a sua equipe estará mais preparada para abordagens.
“Recebíamos demandas e não sabíamos como resolvê-las. As dívidas dos pequenos empresários eram nossas também, mas com a capacitação teremos mais chances de ajudar daqui para frente”, disse Alessandra.
Quem enalteceu a ação foi o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, que esteve na abertura. Além da circulação de informações abordada neste curso, todas as secretarias devem trabalhar em conjunto e com capacitação dos servidores.
“Para mim é importante termos nossa equipe de servidores, de todas as nossas secretarias, alinhados, uniformes e capacitados para que trabalhem interligados e tragam um serviço de maior qualidade à população de Cariacica”, disse o prefeito.
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Evandro Costalonga