Documentário sobre bar tradicional da cidade será lançado nesta sexta-feira (15)
Por Marketing, postado em 13/03/2013
Ponto de encontro de amigos e berço de muitas amizades. Um recanto para quem gosta de ouvir boa música, beber alguma coisa e ainda beliscar típicas comidas de boteco, como feijoada, costela com aipim e rabada. O local está sempre sendo visitado por artistas capixabas para encher a galera de boas energias. Assim é o Bar do Pantera, que fica em Campo Grande.
O estabelecimento, chefiado por Josenádio, o Pantera, terá sua história contada em documentário. O filme, "O Bar do Pantera", fruto de um projeto aprovado pela Lei João Bananeira de incentivo à cultura, será lançado nesta sexta-feira (15), às 21 horas, no próprio bar. O evento é aberto ao público.
A ideia surgiu lá mesmo, quando o Pantera abriu espaço para montar o Cineclube Colorado, do qual a diretora e produtora do documentário, Juliana Gama, participa desde a fundação. “As pessoas passaram a ter contato com produções audiovisuais que elas não conheciam e com isso vieram os comentários de se fazer um documentário do Pantera”, conta.
Depoimentos
Os depoimentos dos frequentadores revelam o carinho pelo bar. “Dá pra perceber que aquele bar é algo mais que um espaço comercial”, diz Juliana Gama. Alguns frequentadores também fizeram gravações de alguns eventos que aconteceram por lá, mas com intuito de registro pessoal.
“Depois que passei a ir ao Pantera mais vezes, participando do cineclube e observando como era o local, achei a ideia de produzir o documentário muito interessante, não só por ser a primeira vez que faria uma produção audiovisual mas, também, pela importância e referência cultural que ele conquistou”, explica.
Com formação técnica em Rádio e TV, Juliana Gama ressalta o papel da Lei João Bananeira para viabilizar a realização do documentário. “A Lei foi fundamental, pois foi a ferramenta utilizada pra tirar a ideia do papel. E fazer o documentário foi muito enriquecedor, tive outras possibilidades pra fazer outros trabalhos, tive mais contato com o meio audiovisual, enfim, me abriu várias portas e enxerguei outras possibilidades, isso possibilitado pela experiência que tive também escrevendo o projeto”.
Em cartaz
O documentário entra em cartaz no mês de abril, como parte da programação do Cineclube Colorado. Quem não puder ir ao lançamento terá outra chance de vê-lo. “O Bar do Pantera” também será exibido em outros cineclubes da Grande Vitória ao longo do ano.
Sinopse
O Bar do Pantera é um local de aparência simples, mas que se tornou uma das referências culturais para o município de Cariacica. Espaço de convivência e troca de ideias, a história do bar se confunde com a história de vida de muitas pessoas que passam por ali.
Ficha técnica
- Realização: Cineclube Colorado
- Produção: Brasa Filmes
- Produção e Direção: Juliana Gama
- Fotografia e Edição: Cayo Quintanilha
- Direção de Arte: Suru
- Assistente de Produção: Samarony Santos
- Patrocínio: Marca Ambiental
Serviço:
- Lei João Bananeira: lançamento do documentário “O Bar do Pantera”
- Quando: sexta-feira (15), às 21 horas
- Onde: Bar do Pantera. Rua Coronel Olímpio Cunha, 7, Campo Grande.
- Mais informações: http://coloradocine.blogspot.com.br/
- Entrada gratuita.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga