Cariacica adere ao Pnaic para alfabetizar crianças com até 8 anos de idade
Por Marketing, postado em 13/03/2013

Professores em treinamento: Pnaic vai alfabetizar crianças até os oito anos de idade em Língua Portuguesa e Linguagem Matemática.FOTO:Seme/Divulgação
Com o compromisso de alfabetizar crianças até os oito anos de idade em Língua Portuguesa e Linguagem Matemática, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), foi aderido em Cariacica, por meio da secretaria de Educação (Seme). Já foi iniciada a capacitação dos professores da rede municipal. As aulas estão sendo dadas no auditório da Seme, em Itaquari.
A formação continuada vai capacitar aproximadamente 450 professores, que atuarão nas turmas de alfabetização. Podem participar todos os professores que neste ano de 2013 estão atuando em salas de alfabetização (1º ao 3º ano). Esses professores estão divididos em 18 turmas, sendo seis turmas para cada série. As aulas são quinzenais e estão acontecendo aos sábados e à noite, durante a semana. Paralelo à formação, os professores já levarão para a sala de aula os conhecimentos adquiridos.
Fabíola Dalgobo Oliveira é orientadora de estudo em Cariacica e comenta que o Pnaic vai ajudar muito os alunos. “Nós, orientadores, teremos a oportunidade de rever nossas práticas enquanto professores e ajudar mais os alunos. É uma grande oportunidade de aprendizado”, frisou.
Segundo a coordenadora do Pnaic em Cariacica, Regina Celia Francisco Wasem, a iniciativa por parte do Ministério da Educação (MEC) para a implantação do programa também em nível municipal vai dar outra visão para educação. “É muito importante o reconhecimento da importância da alfabetização infantil”, afirmou.
Foco
Este ano, a formação terá como foco Língua Portuguesa e, em 2014, Linguagem Matemática. Ao todo, serão dois anos de formação presencial para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. As aulas serão dadas pelos Orientadores de Estudo, que já foram formados pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Pnaic
O Pnaic foi instituído pela portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, do MEC. O município fez adesão ao pacto por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR) e, por meio desse pacto, o MEC pretende reafirmar e ampliar o compromisso previsto no Decreto no 6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao fim do 3º ano do ensino fundamental.
Avaliações
Para o acompanhamento dos alunos, os professores da formação continuada terão acesso a um sistema informatizado onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no fim do 2º ano. Através deste sistema, docentes e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de sua turma, e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no fim do 3º ano do ensino fundamental.
No fim do 3º ano, todos os alunos farão um teste para avaliar o nível de alfabetização alcançado. Esta será mais uma maneira de a rede analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário.
Informações Adicionais:
Texto: Lorena Zanon
Jornalista responsável: Evandro Costalonga