Mutirões contra a dengue em Vila Palestina e Flexal II
Por Marketing, postado em 12/03/2013

Mutirões de limpeza em Vila Palestina e Flexal II vão combater o mosquito causador da dengue.FOTO: Semco
Os casos de dengue preocupam, com mais de duas mil notificações em 2013. Por isso, está sendo criada uma força-tarefa no município para tentar reverter o crescimento dos números da doença. Nesta quarta-feira (13), às 8h, será feito mutirão de limpeza, no bairro Vila Palestina. No fim do dia, também passará o carro fumacê.
Já na sexta-feira (15), às 7h30, o mutirão vai para o bairro Flexal II. O prefeito Geraldo Luzia Junior, o Juninho, comparecerá aos locais de limpreza para reforçar o alerta. Diversas secretarias municipais estarão envolvidas na ação.
Casos
Em 2013, até o momento, foram notificados 2.248 casos suspeitos de dengue no município. Com o objetivo de combater a doença, a secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem realizado ações educativas e preventivas, a fim de combater o mosquito vetor,o Aedes Aegypti. Além das visitas domiciliares feitas pelos agentes da Vigilância para eliminar focos e orientar a população, são realizados mutirões, como o que aconteceu em Itanguá, no dia 22 de fevereiro, por meio de panfletagem e pesquisa de focos nas residências. Na ocasião houve reforço no serviço de coleta de lixo e disponibilização do serviço de papa-móveis, sendo realizada a limpeza de locais propícios à proliferação do mosquito. Além disso, o rio Itanguá foi tratado com larvicida biológico para reduzir a infestação de mosquito no local.
Portas fechadas
Apesar das iniciativas da Sacretaria de Saúde, no município a Vigilância Epidemiológica contabilizou um índice de 30% de pendência, ou seja, em 30% das residências de Cariacica os agentes não conseguem entrar, ou porque as pessoas não estão em casa, ou porque elas não autorizaram. A fim de evitar essas situações, é desenvolvido um trabalho junto à comunidade a fim de conscientizar a população sobre a importância de abrir suas casas para os agentes devidamente identificados.
Para esse processo, o apoio de lideranças comunitárias, religiosas e de escolas, ajudando na conscientização, contribui com a cidade e com a saúde dos cidadãos de Cariacica. E a prefeitura também tem buscado investir para melhorar o serviço do setor, e para isso, adquiriu, recentemente, seis caminhonetes novas, que atuam no bloqueio vetorial em valões e com carros fumacê, que atendem a todo o município, trabalhando das 3h30 às 7h30, por ser o melhor horário para o combate do mosquito vetor.
Qualificação profissional
Para melhor qualificar seus profissionais em relação ao assunto, a prefeitura irá realizar um treinamento no dia 14 de março, voltado para a dengue e a leptospirose, para médicos e enfermeiros que atendem à rede municipal de saúde.
O treinamento será ministrado pela médica infectologista do programa estadual da dengue, Theresa Cardoso. A expectativa é de que a atividade reúna 120 profissionais. Os médicos e enfermeiros que atendem à rede particular também poderão participar. Capacitação, atualização e estudo de caso farão parte do evento que será realizado das 8h às 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na rua da Lage, nº 13, em Itaquari.
PA equipado
Este ano, no PA de Itacibá, foi montado atendimento específico para os casos suspeitos de dengue, com uma equipe composta por médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros para atendê-los. O espaço físico da unidade também foi adaptado e conta com duas salas para hidratação venosa dos pacientes com diagnóstico da doença. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Estão sendo realizados cerca de 100 atendimentos por dia.
Além do atendimento realizado normalmente nas unidades de saúde, as unidades de Jardim América, Porto de Santana, Bela Vista, Santa Fé, Cariacica Sede e o PA Infantil, por estarem em áreas estratégicas e muito demandadas, receberam reforço de recursos humanos para atendimento e cadeira para hidratação venosa.
Combate
Ações de combate à dengue foram reforçadas desde janeiro, quando houve uma ação de combate nos bairros Santa Luzia e Porto Belo II. Foram recolhidos móveis velhos (serviço denominado Papa-móveis), houve carro fumacê e coleta de lixo. Os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde também orientaram a população.
A ação vai se estender a outros bairros ao longo do ano. As comunidades são escolhidas com base no levantamento do índice de infestação do mosquito. A Vigilância Epidemiológica alerta que, este ano, o exame de isolamento viral identificou que estão circulando os vírus 4 e 1.
Sintomas
Ao sentir os primeiros sintomas, como dor abdominal forte, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre alta, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo, a pessoa deve se hidratar, ingerindo líquido, e procurar logo uma das unidades de saúde ou os prontos atendimentos do município. Importante não se automedicar, principalmente com ácido acetil salicílico (AAS).
Ajuda da população
A gerente da Vigilância Epidemiológica de Cariacica, Denise Carramanhos, pede a ajuda da população no esforço de combate ao mosquito. “A responsabilidade do combate à dengue não pode ser só do poder público. Precisamos que a população entenda a sua parte nesta guerra”, declarou. A gerente pede que os moradores recebam os agentes de endemia nas suas casas para que tenham orientações gerais, como as formas de eliminação de possíveis criadouros do mosquito.
Informações Adicionais:
Texto: Verônica Aguiar e Evandro Costalonga
Jornalista responsável: Evandro Costalonga