Prefeito faz balanço dos primeiros meses de administração

Juninho falou das dificuldades, desafios, o que já foi feito e os projetos para o futuro..FOTO:  Divulgação

Juninho falou das dificuldades, desafios, o que já foi feito e os projetos para o futuro..FOTO: Divulgação


O prefeito Geraldo Luzia Junior, o Juninho, concedeu entrevista à rádio FM líder, no programa "E aí, prefeito?", para analisar os dois primeiros meses de sua administração. Ele falou das dificuldades, desafios, o que já foi feito e os projetos para o futuro. Ao apresentador Gilliard Zuque, falou sobre a dificuldade de governar uma cidade, sobre os serviços essenciais à população.


Saúde


Ao assumir a prefeitura, priorizou a saúde. No PA de Itacibá, estabilizou o atendimento, que era precário, trocando a direção, colocando cinco médicos e fez pequenas reformas de urgência, passando o atendimento de duzentas e vinte pessoas por dia, para quatrocentos e vinte duas por dia. Isso, no início de janeiro. Assim, o atendimento aos pacientes e a entrega de exames em alguns dias da semana foi consideravelmente reduzido. Juninho disse também ter se empenhado para melhorar o atendimento no PA Infantil.
O prefeito reconheceu que no horário de pico o atendimento ainda não é o ideal, mas que nos hospitais privados a situação na urgência e emergência não é muito diferente, tendo ele ficado com sua filhinha das 18h30 a 01h40 da manhã à espera de atendimento.


Sobre a dengue, falou que se tivessem feito uma prevenção a partir de setembro de 2012, hoje, a cidade não estaria sofrendo com aumento dos casos de infectados. Atualmente, a prefeitura dispõe de dez carros-fumacês, dez bombas manuais, e vai centralizar as ações nos lugares com maior número de focos do mosquito.


Ações


O prefeito determinou o fechamento temporário do setor de vídeomonitoramento, devido à falta de profissionais qualificados para essas funções. A prefeitura firmou um convênio com o Governo do Estado para qualificação de profissionais para atuarem nessas funções e, num prazo de sessenta dias, espera ter as câmeras religadas.


Sobre os alagamentos em função das chuvas, a prefeitura já tem um diagnóstico pronto e aguarda o confronto com diagnóstico do Governo do Estado para captar recursos do Ministério das Cidades.


Sobre a questão do Disque-silêncio, Juninho disse que está em processo de estruturação, mas que está trabalhando para baixar um decreto, com horário de funcionamento de estabelecimentos noturnos, de acordo com cada região, para que a polícia possa agir dentro da lei. O governador Renato Casagrande tem se empenhado na viabilização desse decreto, demonstrando o grande compromisso com a cidade de Cariacica. Para o prefeito Juninho, é inadmissível bares abertos até às 5h ou 6h da manhã.


Técnicos estão fazendo análises por região, de acordo com os índices de criminalidade e reclamações e em vias com perfis residenciais. O decreto será elaborado em conjunto com as policias Militar e Civil.


Comércio


Sobre o comércio de rua, a prefeitura vai fiscalizar a questão da acessibilidade. A Vigilância Sanitária verificará a questão dos alimentos, podendo o decreto ser estendido a essa classe, em caso de necessidade.


Esporte


Em parceria com os Governos Federal e Estadual, está sendo elaborado um projeto para o Esporte. A cidade já conta com três ginásios poliesportivos, quadras, campos e a liberação da verba para o projeto.


O prefeito falou da construção do muro de contenção, à margem da BR 262, em Vera Cruz, feita em parceria com o Dnit. A rua Angelina Postay, rente à BR, voltará a ser transitável, devidamente sinalizada, mas somente para carros de passeio.


Será dado início à iluminação da Rodovia do Contorno, a partir do limite com a Serra. Isso com a verba municipal. Está prevista para abril a inauguração do viaduto da Ceasa, e há projetos para a construção de, no mínimo, dez creches até o fim do seu mandato, em parceria com o Governo Federal, acordo firmado num encontro com a presidenta Dilma Roussef.


Educação


O prefeito lamentou que apesar de um avanço na Educação, ainda faltam vagas na rede de ensino; com isso, 75% das crianças de zero a quatro anos estão fora das creches. No ensino fundamental, 40% dos estudantes estão fora, devido a inúmeras demandas no governo anterior, quando não houve planejamento para que os professores estivessem nas salas de aula no início do ano letivo. Por esse motivo, algumas escolas estão sem os educadores.


O prefeito informou que a empresa contratada para servir a merenda cancelou o serviço de forma unilateral, mas que a prefeitura vai acioná-la judicialmente pela quebra de contrato. Falou da perda do Fundap, que foi de 22%, mas pode chegar a 50%; e que a arrecadação foi pequena no mês de janeiro, dificultando sua administração. Mesmo assim, tem mantido o equilíbrio financeiro.


Da administração anterior, foram pagos dez milhões e meio de reais em dívidas que não estavam no orçamento. Do recurso de oitenta milhões de reais deixados pelo governo anterior, seis milhões e meio foram usados no pagamento dessa dívida de dez milhões e meio, e o restante já está comprometido; por isso a prefeitura está fazendo um esforço muito grande para não inchar a folha. Sobre os servidores da limpeza pública, está sendo feita uma licitação para a contratação de uma empresa, para que tenham direito a todos os direitos trabalhistas.


Juninho ratificou que as empresas instaladas em Cariacica, que contratarem cariaciquenses, e os donos de comércio que cederem os banheiros aos transeuntes, terão em percentuais, a redução nos impostos que pagam ao município. É desejo do prefeito que, todo fim de mês, o valor arrecadado com o estacionamento rotativo seja colocado no site da transparência da prefeitura, para a população saber para aonde vai esse dinheiro. Juninho falou também da drenagem em Itacibá, na frente do Terminal, da ação de limpeza no parque O Cravo e a Rosa, e já determinou a limpeza do canal de Itanguá, para acabar com os focos de mosquitos.


Elevado


Em Jardim América, em conjunto com o Governo do Estado, será construído um elevado no trevo próximo à Caixa Econômica Federal, para sair na Avenida Carlos Lindenberg. O início das obras está previsto para março. Segundo o prefeito Juninho, o governador Renato Casagrande tem a intenção de investir em torno de trezentos e cinquenta milhões no município de Cariacica.


Gabinete


Sobre o questionamento de o seu gabinete estar sempre lotado de pessoas, Juninho respondeu: “eu fui atrás dessas pessoas pedir votos; e por quê, agora, eu não vou permitir que essas mesmas pessoas venham conversar comigo?”. Juninho acredita que a participação da população é importante para o crescimento de Cariacica.


Informações Adicionais:


Texto: Ronise Souza


Jornalista responsável: Evandro Costalonga