Conheça a Gedim: uma gerência em defesa da mulher
Por Marketing, postado em 08/03/2013

Políticas municipais visam à promoção da cidadania e melhor qualidade de vida das mulheres.FOTO: Divulgação
Compromisso de propor políticas municipais para a promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida das mulheres de Cariacica. Essa é a missão da Gerência dos Direitos da Mulher (Gedim), vinculada à secretaria municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit).
A Gedim, hoje, realiza cerca de 15 atendimentos por mês, entre orientações, conscientização, informação às munícipes, encaminhamento para o mercado de trabalho, curso de capacitação profissional e trabalha para fortalecer a autoestima das mulheres.
A equipe conta com dois assistentes sociais, um assistente técnico e uma gerente. A Gedim também é responsável por realizar oficinas, palestras, atendimento social, acolhimento, encaminhamento para a rede de enfrentamento à violência, programa de Saúde Mental, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, entre outros.
“Nós somos responsáveis pela elaboração de políticas para as mulheres no munícipio, captando recursos junto aos governos estadual e federal, para implementação de programas e projetos, além da realização de campanhas educativas, oficinas, palestras para combate à discriminação contra as mulheres, buscando a promoção de igualdade de gênero e pela execução dos serviços de assistência e garantia de direitos às mulheres em situação de violência”, enfatiza a gerente, Tamara Rodrigues.
A Gedim é o órgão responsável por realizar o abrigamento de mulheres em risco iminente de morte e que não dispõem de um lugar seguro. Hoje, há duas mulheres sob proteção da casa abrigo, que é estadual.
Novos projetos
Um dos novos projetos da Gedim é trabalhar com a visita às comunidades. “Queremos estar mais próximos, acompanhar se a mulher atendida foi para onde a encaminhamos e se o problema foi resolvido”, explica a gerente.
O projeto “A voz da mulher nas comunidades” pretende percorrer os bairros, uma vez por semana, fazendo contato com as lideranças comunitárias para conhecer as demandas de cada localidade e levando oficinas e palestras.
Outro projeto no qual a Gedim está trabalhando é na estruturação do Centro de Referência, um espaço específico para acolher e atender as mulheres em situação de violência. O trabalho envolve profissionais como: assessores jurídicos, psicólogos e assistentes sociais.
Para Tamara, o Centro de Referência é uma estrutura importante para as estratégias de fortalecimento da autonomia e rompimento do ciclo de violência.
Serviço:
- Secretaria de Cidadania e Trabalho – Gerência dos Direitos da Mulher
- Onde: Rodovia José Sette, ao lado do Terminal de Itacibá.
- Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.
- Telefone: 3226-5488.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga