Comemorações durante toda a sexta-feira (8) pelo Dia Internacional da Mulher
Por Marketing, postado em 08/03/2013

Dona Delícia, de 86 anos, é poetisa ativa de Cariacica e tem a cidade como tema da maioria de suas criações.FOTO: Larissa Prudêncio
A mulher professora, a mulher doméstica, a mulher motorista, a mulher atleta, a mulher empresária, a mulher presidenta, a mulher proprietária. A mulher profissional. A mulher poesia! Mães, Sogras, Filhas, Esposas, Irmãs... A mulher que elege, eleita, escritora, pintora que canta e encanta. A mulher da arte, a mulher obra de arte. Em essência, mulher... Unicamente, mulher! A todas as mulheres, sem distinção de cor, credo e tribo.
A exposição fotográfica “Viver Mulher”, que estará aberta ao público nesta sexta-feira (8), das 9h às 23h, na área externa da Câmara de Vereadores, é uma homenagem a todas as cariaciquenses no Dia Internacional da Mulher. São 20 fotos de mulheres de fibra, que têm em comum histórias de luta por um município melhor.
“Foi a maneira que a gente encontrou de homenagear esse ser tão belo e mostrar que a mulher não é, de forma nenhuma, o sexo frágil”, pontua o fotógrafo Claudio Postay.
Mais que retratos
Nas visitas às fotografadas, Larissa Prudêncio, Claudio Postay e Lucas Calazans, os responsáveis pela exposição, além das belas imagens, encontraram também histórias marcantes em cada uma delas.
“Procuramos mostrar a realidade das mulheres, o dia a dia, algo que fosse significativo para elas. Conhecer as pessoas retratadas foi maravilhoso. Quando perguntei a uma delas sobre algum objeto com o qual gostaria de ser fotografada, ela respondeu que era a televisão”, diz Lucas Calazans.
Para Claudio Postay, o que chamou atenção foi o cuidado de cada uma com a aparência ao saber que seria fotografada. “Todas elas pediam um tempo, porque precisavam se preparar, ou pintar o cabelo ou se arrumar. E todas elas se produziram para as fotos, cuidando de roupa, acessórios, maquiagem. Elas são guerreiras, sim, mas também vaidosas, são mulheres”.
Serviço
Viver Mulher: comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Quando: sexta-feira (8)
Onde: área externa da Câmara de Vereadores de Cariacica, na BR 262, KM 3,5, Campo Grande.
Programação:
- Das 9h às 14h: café da manhã; exposição fotográfica; banda marcial escolar; teatro educativo; corte de cabelo; design de sobrancelha; massagem facial; penteado afro; maquiagem; orientação à consumidora; encaminhamento para empregos e cursos profissionalizantes; orientação sobre direitos da mulher; distribuição de mudas de plantas; oficina de máscara; pula-pula para as crianças; medição da pressão arterial; atendimento nutricional; teste de glicose; teste rápido de sífilis, de hepatite e de HIV; vacinação; preventivo ginecológico e outros serviços.
- Às 18h30: sessão solene em homenagem às mulheres.
- Às 21h: espetáculo teatral “Parem de falar mal da rotina”, com Elisa Lucinda.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga