Patrulha Rural: uma força no campo para o agricultor
Por Marketing, postado em 07/03/2013

Jandir conseguiu melhorar o sistema de irrigação que utiliza, com ajuda da Patrulha Rural.FOTO: Semag/Waldson Menezes
Trabalhar em parceria é uma solução que apresenta resultados positivos em muitas áreas. No meio rural esta parceria é muito difundida e uma prática comum entre os trabalhadores do campo. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), por meio da Patrulha Rural Mecanizada, participa do trabalho em conjunto com agricultores e realiza diversos serviços que estão trazendo melhorias na produção e no bem-estar da população rural.
Além do trabalho na conservação de estradas, pontes e outras vias que permitem e facilitam o escoamento da produção agrícola, bem como o tráfego das pessoas que habitam as comunidades do campo, a Patrulha Rural, com os equipamentos de retroescavadeira, motoniveladora, caminhões-caçamba e pipa, tratores agrícolas e outros acessórios, está atuando em serviços como:
- Construção de tanques para criação de peixes, reservatórios de água para uso em irrigação, limpeza de pequenos córregos, aração e gradagem de pequenas áreas destinadas ao cultivo de diversas culturas;
- Manutenção de estradas, a partir da solicitação do produtor e posterior análise dos técnicos da Semag.
Serviços
Os serviços diretamente prestados aos produtores rurais com a utilização da retroescavadeira e dos tratores agrícolas são gerenciados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cariacica, que segue um critério de atendimento em função das normas de utilização desse maquinário e atende os agricultores a partir da ordem de inscrição da solicitação dos serviços.
É o caso da construção de um reservatório para armazenamento de água para irrigação que irá facilitar a vida do agricultor Jandir Miguel da Silva. Ele e a família são moradores da localidade de Membeca, na região de Roda Dágua, e estão na comunidade há 27 anos.
Jandir cultiva cenoura, abóbora, repolho, milho, pepino, café, e precisava melhorar o sistema de irrigação que utilizava. Em apenas dois dias de trabalho a valeta que levará o cano até à plantação e o reservatório, medindo 20 metros de comprimento por cinco de largura e uma profundidade de 2,5 metros, foi construída.
O encanamento que irá levar a água até as plantações e irrigá-las por microaspersão tem uma extensão de 150 metros. O reservatório será abastecido pela água da chuva e chegará aos pontos de irrigação por gravidade. A localização do reservatório, próximo a uma encosta e no caminho de escoamento das águas que correm dessa encosta é um fator importante, pois qualquer precipitação de chuva será suficiente para deixá-lo abastecido.
Realidade
O sonho do agricultor começou a virar realidade a partir da solicitação e contato que ele fez diretamente com o secretário de agricultura Antonio Carlos Cesquim Diniz, durante visita do secretário a alguns produtores da região de Roda Dágua.
Após esse primeiro encontro, Jandir foi até a Semag e requereu os serviços da retroescavadeira para a construção do reservatório. Posteriormente, recebeu a visita dos funcionários da secretaria e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que tem um convênio de cooperação técnica com a secretaria. O projeto para a construção do reservatório já estava pronto havia anos, mas não foi executado.
Antes da construção do reservatório o produtor molhava a plantação utilizando um trator com bomba dágua. Mas, a pressão da água que saía era muito forte e acabava estragando as mudas e sementes plantadas.
“Agora, vai melhorar. Eu esperava essa ajuda há anos e nos governos anteriores eu nunca fui atendido. Felizmente e finalmente ela chegou. A nova administração está mostrando que vai ajudar o trabalhador do campo. Estou gostando do apoio do novo secretário de agricultura e do prefeito Juninho”, disse Jandir da Silva.
PAA
O agricultor já faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desenvolvidos pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Cariacica, por meio da Semag. Ao aderir aos programas, Jandir está fornecendo alimentos de sua plantação que chegam à mesa de entidades filantrópicas e à merenda escolar, atendidas pelos programas.
“A irrigação que estamos fazendo vai melhorar minha produção e a qualidade dos produtos que planto. Esse apoio da prefeitura é um incentivo para eu produzir cada vez mais. Principalmente com essa determinação do nosso prefeito que assumiu o compromisso de desenvolver a área rural”, finalizou o agricultor.
Com o novo método de irrigar, Jandir e família já estarão economizando. Eles deixarão de gastar com o combustível que movia o trator e a bomba usados nas irrigações anteriores.
“O trabalho de apoio ao agricultor é parte do programa desenvolvido pela Semag e tem como objetivo dar condições aos produtores rurais de melhorar suas produções, suas vias de escoamento de produção e outros serviços que necessitem de um trabalho de nossas máquinas. Esse é apenas o começo da administração. Temos objetivos muito maiores, que trarão qualidade de vida às famílias desses trabalhadores”, afirmou o secretário de Agricultura.
Informações Adicionais:
Texto: Waldson Menezes/Semag
Jornalista responsável: Evandro Costalonga