Seminário de Turismo aponta caminhos para crescimento do setor
Por Marketing, postado em 05/03/2013

Cariacica tem potencial de crescer com o agroturismo, o turismo de lazer e de negócios.FOTO: Semco / Claudio Postay
O turismo do Estado tende a crescer e Cariacica se coloca no mesmo caminho. No II seminário “Gestão Descentralizada do Turismo do Espírito Santo”, realizado no Hotel Ilha do Boi/Senac, em Vitória, terça-feira (5), estiveram reunidas diversos atores do cenário do turismo estadua. Eles puderam conhecer as diretrizes traçadas pelo Governo do Estado em parceria com as próprias prefeituras e suas secretarias de turismo.
A demonstração da importância do seminário se destaca com a lista dos presentes. Prefeitos, vices, secretários e técnicos das pastas de turismo de vários municípios se juntaram ao vice-governador, Givaldo Vieira, e ao secretário de Turismo do Estado, Alexandre Passos, alinhados com o plano de fomentar o turismo regional no Espírito Santo.
O prefeito de Cariacica Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, também marcou presença, com técnicos da secretaria de Turismo, para afirmar a posição diferenciada que o município terá em relação ao turismo.
“Queremos mudar a perspectiva do turismo em Cariacica. Para isso temos que aproveitar o momento em que o governo do Estado trabalha em transversalidade de informações, capacitando os municípios para executarem seus próprios projetos”, afirmou o prefeito, que apontou o caminho que a cidade quer trilhar.
“Nossa cidade tem potencial de crescer com o agroturismo e o turismo de lazer. Também, em um futuro bem próximo, existem as oportunidades de crescer junto com o turismo de negócios na Grande Vitória. Cariacica tem muito a contribuir e a ganhar com o turismo no Estado”, finalizou.
Para a analista de turismo da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Diandra Araújo Antunes, a proximidade com as diretrizes determinadas pelo governo do Estado será determinante para o sucesso de projetos que estão em processo de formatação.
“Estamos trabalhando em vários projetos e pretendemos saber como funciona a política estadual para termos mais chance de efetivá-los, tirá-los do papel. Esse é o maior motivo deste seminário e vamos aproveitar da melhor maneira a oportunidade”, afirmou Diandra.
Manual para planejamento municipal
Segundo o secretário estadual de Turismo, Alexandre Passos, a política de fomento ao turismo no Espírito Santo passa hoje pela descentralização do eixo de investimentos, dividindo atenções com todas as regiões. Em consonância com esta política, a Secretaria Estadual Turismo (Setur) lançou, na manhã desta terça-feira (5), o manual Planejamento e Gestão do Turismo no Município.
Atrativos naturais, condições específicas de cidades ou regiões e projetos bem realizados são fortes ferramentas para impulsionar o turismo pelo interior e na Grande Vitória.
“O Espírito Santo passa por um momento de grande dificuldade com as perdas de receita oriundas do Fundap e corre risco de perder também verbas dos royalties do petróleo. Neste cenário, setores como o turismo são fundamentais para o desenvolvimento local e o Governo em parceria com cada município quer investir na área”, disse o vice-governador.
Informações Adicionais:
Texto: Marlon Marques
Jornalista responsável: Evandro Costalonga