Gabriel, o Pensador: "Jovens devem questionar o que não funciona"
Por Marketing, postado em 11/09/2014
Fotos Lucas Calazans
"Quando a gente muda, o mundo muda com a gente". O trecho retirado da canção "Até quando?" do músico Gabriel, o Pensador resume bem as discussões levantadas na quarta-feira (10) durante o Fórum da Juventude Sustentável, realizado na Arena Unimed Sicoob, em Jardim América. O cantor foi uma das atrações do evento, que teve como foco o protagonismo juvenil nas ações da cidade. Participaram do encontro cerca de 70 pessoas entre ativistas, estudantes, professores e representantes do poder público. A realização é da Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit) com o Instituto Anexo Cultural.
Gabriel destacou a importância dos jovens como agentes de transformação social. "Às vezes, nós acabamos nos acostumando com determinados problemas que, apesar de julgarmos ruins, a gente acaba relevando e deixando para lá, como a corrupção e a violência, por exemplo. Os jovens tem a essência de questionar o que não funciona, de querer saber porque algo está sendo feito de uma maneira errada. O maior exemplo disso são as manifestações de junho de 2013, que mostraram a insatisfação das pessoas, mas que começaram com os protestos dos estudantes na rua", destaca.
No fórum, também foram elencados temas como a mobilidade urbana, a preservação do meio ambiente, o consumo consciente e a valorização da cultura. Uma mesa redonda reuniu o cicloativista Tiê Pordios; o coordenador do projeto Tamar, Paulo Rodrigues; o técnico em saneamento básico, André Daher; e o músico Sandro Firmino.
![IMG_0369](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/IMG_0369-300x200.jpg)
Um dos organizadores do evento, Sandro Firmino, revela que a mudança acontece a partir de cada indíviduo
Para Firmino, a ideia era mostrar a importância de cada cidadão para as melhorias no município. "Nós temos o costume de cobrar das organizações públicas que façam algo pela gente, mas esquecemos que também temos o poder de transformação. Nossos pequenos atos e as escolhas que tomamos podem contribuir para uma mudança na cidade. É isso que viemos ressaltar aqui", afirma.
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, destacou o que o município tem feito para incentivar esta participação. "Em nossa administração, nas reuniões que estamos fazendo com os diversos setores de nossa sociedade, temos focado em ouvir mais o que nosso cidadãos tem a dizer. Queremos ampliar esse diálogo. Não queremos que o jovem dependa da cidade, mas sim que a cidade dependa das contribuições destes jovens", explica.
Entre as ações da Prefeitura, por meio da Semcit, estão a realização de 25 projetos, que vão de aulas de skate a exibições de filmes. Também foi criado o Conselho Municipal de Juventude, com representação da sociedade civil, além da inauguração dos centros culturais "Aprender Cultura", em Flexal II, e "Um Ollie para o Futuro", em Alto Boa Vista.
Estudantes estavam entusiasmados com as histórias do cantor
Um dos maiores nomes do rap nacional, Gabriel, o Pensador foi ovacionado logo em sua chegada, na Arena Unimed Sicoob. Depois de posar para diversas "selfies", o cantor iniciou sua palestra contando detalhes do início da carreira e de como é possível realizar sonhos através das escolhas e das oportunidades que aparecem no caminho.
Fã de carteirinha do artista, o estudante Leonardo Vieira presenteou o músico com um desenho. "A obra dele foi uma das que mais me marcaram na vida. É o meu artista favorito e hoje pude realizar meu sonho que era conhecê-lo", revela.
Emily Fraga e Gabriela Mendonça, de 14 anos, são estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rosa da Penha, no bairro de mesmo nome. Elas conseguiram registrar uma foto com o Pensador. "A música dele chama a atenção pois é diferente, trata de assuntos cotidianos e de uma realidade que está presente no país", conta Gabriela.
Para a professora Elaine Victória, da Emef Maria Augusta Tavares, em Jardim Botânico, ter a oportunidade de conhecer artistas em que os alunos se inspiram pode ser muito enriquecedor. "O Gabriel fala a linguagem desses estudantes. Ele consegue traduzir muitos dos sentimentos que eles têm. Além disso, é alguém em que eles podem se espelhar e retirar bons ensinamentos", relata.