Microempresários não veem obstáculos para crescer

Sucesso nos negócios: empreendedores da região de Bela Aurora passam por treinamento do Nossocredito.FOTO: Semco / Claudio Postay

Sucesso nos negócios: empreendedores da região de Bela Aurora passam por treinamento do Nossocredito.FOTO: Semco / Claudio Postay


Depois de um dia de trabalho cansativo, com correria entre clientes, credores e fornecedores, a vontade de ir para casa é natural. Mas não imperativa para um grupo de 30 microempresários da região de Bela Aurora. Nesta segunda-feira (25), eles compareceram ao primeiro dia de oficinas que estão sendo oferecidas ao longo desta semana pelo programa Nossocredito, em parceria com o Sebrae.


O motivo principal desse esforço extra é aprender técnicas para se tornar melhor administrador e conseguir sucesso nos empreendimentos. Também tem gente que se inscreveu para entender como funciona o trabalho do Nossocredito.


Esse é o caso do casal José Ramos (43) e Maria José Souza Ramos (46), que tem um estúdio de foto e filmagem no bairro Bela Aurora. Eles querem aumentar a gama de serviços oferecidos pelo estúdio e para isso precisam de crédito. Porém, querem aprender como usar, antes.


“Ainda não fiz empréstimo por meio do Nossocredito, mas vim aprender como gerenciar melhor meu negócio. Também quero saber como faço para conseguir este crédito. Hoje, a minha maior dificuldade é a falta de capital de giro para ampliar meu negócio”, afirmou José. Ele já descobriu que, para isso, precisa procurar a agência do programa, localizada na unidade Faça Fácil, que fica no bairro Santo André.


Quem já conhece bastante o funcionamento e, principalmente, a importância dos cursos é Alessandra Pedroti Spala (41), que abriu sua loja de moda feminina e acessórios a cerca de três anos. O comércio fica no bairro Bandeirantes, mas a proprietária procura qualificação sem se importar em que bairro será. Ela é uma das recordistas de oficinas do Nossocredito, com oito cursos realizados até hoje. “Não penso em parar. Quero me qualificar sempre para melhorar, crescer, e quanto mais cursos desses, melhor será para mim”, afirma Alessandra.


“De todas as coisas que aprendi até hoje nesses cursos, acho que o mais importante foi o planejamento. Abri minha loja sem noção do que era isso, mas hoje percebo a diferença. Aos poucos, vou aprendendo e aplicando as técnicas que me permitem crescer”, projetou.


Quem esteve à frente da turma no primeiro dia foi Eustáquio Vasconcelos. O administrador aplica cursos de qualificação a micro e pequenos empreendedores há 15 anos. Segundo conta, já viu muitos tipos de empreendedores e com diversos tipos de negócio. Para ele, o segredo do sucesso de qualquer empreendimento, seja qual for a área, é a informação.
“Informação é imprescindível ao empresário moderno. Inúmeras vezes as pessoas me procuram para dizer que mudaram a vida delas depois que começaram a se informar, que buscaram ajuda e qualificação. Agora, tão necessário quanto se informar é aplicar aquilo que foi aprendido. Não adianta deixar as apostilas dentro da gaveta”, alerta Vasconcellos.


Oficinas


O primeiro dia de curso foi dedicado ao assunto Sei Comprar. Ainda serão ministradas as oficinas Sei vender, Sei Controlar Meu Dinheiro, Sei Planejar e Sei Empreender. Quem não se inscreveu a tempo e gostaria de se qualificar não precisa se preocupar. Basta ficar atento pois durante o ano haverá novas oportunidades com outros assuntos.


Informações Adicionais:


Texto: Marlon Marques


Jornalista responsável: Evandro Costalonga