Escola do Campo ganha mais uma turma em 2013

Na Escola do Campo de Cariacica os estudantes aprendem a lidar com animais e plantas.FOTO: Semco / Claudio Postay

Na Escola do Campo de Cariacica os estudantes aprendem a lidar com animais e plantas.FOTO: Semco / Claudio Postay


A Escola do Campo e Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira vai ter o 8º ano em tempo integral neste ano de 2013. A nova turma soma-se ao 6º e ao 7º anos, já existentes. A escola localizada na área rural de Cariacica, mais precisamente em Roda D’água, iniciou suas atividades em 2011, com apenas 11 alunos e, hoje, já soma 70 estudantes.


Resgatar os alunos da área rural, mantendo-os estudando, e valorizar as atividades do cotidiano das famílias locais são os objetivos principais para a instalação da Escola do Campo. As atividades desenvolvidas pelos estudantes em tempo integral misturam aulas teóricas e práticas, o que permite aos alunos vivenciarem o aprendizado de perto. Hoje o aumento de estudantes matriculados se deve principalmente a aceitação da comunidade local.


 

 

Alunos


A aluna Leidiane Farias Ramos está na sétima série e gosta muito das atividades de campo oferecidas na escola. “O ensino, sem dúvida, é diferenciado na Escola do Campo. Gosto muito de lidar com a horta, e a interação dos professores com os alunos é muito bacana. Existe um vínculo de amizade”, comentou.


A Escola do Campo é a única escola rural em tempo integral de Cariacica e boa parte da alimentação dos alunos é retirada da horta que eles mesmos cuidam.


Observatório


Anexo à Escola do Campo funciona o Observatório Astronômico de Cariacica, que atende todas as escolas da rede municipal e particular. Além disso, recebe professores e pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).


Para conhecer a escola, deve-se agendar uma visita e apresentar um planejamento de aula. O observatório astronômico funciona desde 2009 em um espaço de mais de 500 mil metros quadrados, abriga dois reservatórios naturais, salas de aula, sala de jogos, piscina, quadra de esportes, laboratório, trilhas e mirante.


A Escola do Campo gera e sociabiliza conhecimentos relativos às ciências físicas, culturais e humanas. O telescópio do Observatório Astronômico de Cariacica é considerado por técnicos da Ufes como o mais moderno do Estado.


A diretora da escola, Mara Regina Miranda Martins, comemora o sucesso da escola. “Estou muito orgulhosa de poder participar ativamente de um projeto que sempre acreditei que daria certo. Nós, do magistério, consideramos a aceitação da comunidade junto aos alunos como um grande mérito”, declarou.


A Escola do Campo e Estação de Ciência Margarete Cruz Pereira tem parceria com Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Reserva Duas Bocas e Arcelor Mittal de Cariacica.


Agendamento de visitas escolares pelo email: [email protected]



Escola do Campo


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay



Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Evandro Costalonga