Fórum é palco de assinatura que prevê incentivo à música religiosa e abrigo a desalojados em igrejas

Durante Fórum Político Evangélico foram anunciados incentivo à música religiosa e abertura de igrejas a desabrigados.FOTO: Semco / Claudio Postay

Durante Fórum Político Evangélico foram anunciados incentivo à música religiosa e abertura de igrejas a desabrigados.FOTO: Semco / Claudio Postay


O encontro era entre pastores evangélicos de Cariacica, de diversas denominações. Porém, convidado a participar do Fórum Político Evangélico de Cariacica, o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, aproveitou para assinar o decreto que altera a lei João Bananeira, que promove o incentivo à cultura.


O decreto 091/2007 previa em seu texto incentivo à música e dança, sendo alterado pelo decreto 034 /2013, para incentivo à música, música religiosa e dança.


O prefeito Juninho justificou a alteração como preventiva, para que fosse evitada qualquer interpretação equivocada e não fosse motivo de injustiça com algum ator cultural, independente de qual religião professe.


“Muitas coisas passam na cabeça, ultimamente. Via, antes, muitos levantando a bandeira contra a discriminação, mas quando o assunto era religião, tinham posições contraditórias. Agora, a lei que incentiva a cultura tem uma linha que não permite outra interpretação”, disse o prefeito.


Igrejas abrigarão desalojados


No evento também houve a entrega do termo de reconhecimento pela parceria de algumas igrejas com o município em caso de desastre natural que deixe famílias desalojadas ou desabrigadas. O texto do termo agradece a abertura desses espaços, reconhecendo que essa é uma obrigação do poder público, mas enaltecendo o papel social da igreja além das responsabilidades religiosas e espirituais.


Até o momento, foram cadastrados 17 locais no município para receber pessoas que precisarem abandonar suas casas por decorrências de qualquer desastre, o que representa abrigo para mais de mil pessoas. Alguns em locais estratégicos, como os bairros Itacibá, Itanguá e Operário.


O pastor João Batista, líder da Assembléia de Deus, do bairro Santo André, endossou o discurso do prefeito e foi um dos que aderiu ao movimento provocado pelo Comitê de Prevenção a Desastres Naturais da Prefeitura.


“A igreja tem um papel de levar a palavra de Deus aos fiéis, mas também leva em si o amor ao próximo. Por isso, um ato social desses é nossa obrigação também, não só do prefeito”, afirmou o pastor.


Informações Adicionais:


Texto: Marlon Marques


Jornalista responsável: Evandro Costalonga