Faça Fácil de Cariacica é modelo para outras agências no Estado

Central Faça Fácil fica no bairro Santo André, ao lado do Terminal de Campo Grande.FOTO:   Semco/Fernando Madeira

Central Faça Fácil fica no bairro Santo André, ao lado do Terminal de Campo Grande.FOTO:
Semco/Fernando Madeira


Resolver a falta de água, requerer o passe livre, pedir a emissão de segunda via do CPF, solicitar a alienação de um veículo e a ligação da linha de energia residencial, ou até mesmo dar entrada na abertura de filial de uma cooperativa. O que todas essas coisas têm em comum? Estes problemas e mais de 300 outros podem ser resolvidos no mesmo local, em Cariacica. Trata-se da central do já conhecido Faça Fácil.


A central é referência para a população quando surge algum problema referente a um órgão público estadual ou municipal. Criado por meio de parceria público-privada (PPP), o Governo do Estado quer ampliar o serviço e usará a unidade de Cariacica como modelo para outras três no Estado. Moradores de Serra, Cachoeiro e Colatina poderão ter acesso à mesma facilidade ofertada em Cariacica.


Para isso, lançou um edital que prevê a construção das três unidades, sendo uma na Serra, uma em Colatina e outra em Cachoeiro de Itapemirim. A licitação também servirá para a gestão da unidade de Cariacica. Todo o sucesso do Faça Fácil vem da fórmula que une a prestação de serviços do setor público com a eficiência que a gestão de uma empresa privada pode conseguir. Isso porque a central de serviços é fruto de uma PPP, muito parecida com o Poupa Tempo, de São Paulo.


Participante do processo de implantação da primeira unidade capixaba, o subsecretário de Micro e Pequena Empresa, da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Fagner da Costa Rodrigues afirma que o modelo de PPP foi o grande diferencial que fez a ideia dar certo na Cidade. “Na época da implantação do Faça Fácil, fizemos visitas técnicas a São Paulo, de onde trouxemos várias ideias para formatar da maneira que atendesse melhor a nossa região”, revelou.
Além de contar com uma vasta gama de serviços, a menor burocracia alivia a dor de cabeça do cidadão que não precisa se locomover de um órgão para outro e vira referência.


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Texto: Marlon Marques


Jornalista responsável: Evandro Costalonga