Reserva Biológica Duas Bocas preserva ecossistema de Mata Atlântica
Por Marketing, postado em 18/02/2013
Contato intenso com a natureza. A Reserva Biológica (Rebio) de Duas Bocas jorra vida. Percorrer as trilhas da reserva proporciona ao visitante vislumbrar as mais variadas espécies de aves, além de jacarés, capivaras, macacos e, claro, paisagens incríveis.
No interior da reserva há ainda uma grande represa, batizada com o mesmo nome do local. A denominação de “Duas Bocas” deve-se ao encontro dos rios Panela e Naiá-Assú, que passam pela região, também banhada pelo rio Pau Amarelo.
Localizada no interior de Cariacica, a Rebio é considerada uma das mais importantes unidades de conservação do Espírito Santo e tem como objetivo preservar a natureza, admitindo apenas uso indireto dos seus recursos naturais, contribuindo como laboratório vivo deste remanescente do ecossistema de Mata Atlântica, permitindo a realização de projetos científicos, ecológicos e culturais.
É importante ressaltar que a categoria de Reserva Biológica não comporta atividades turísticas e recreativas. O acesso é limitado a ações educativas controladas. Abrange uma área de 2.910 hectares, sendo aproximadamente 70% de mata primária. Entre as espécies da fauna ameaçadas de extinção, destacam-se a onça-parda e a jaguatirica. A variação altimétrica é de 200 a 800 metros.
Histórico
A primeira represa de Duas Bocas foi inaugurada em 1894, usando águas do Rio Pau Amarelo, segundo o historiador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Clayton André. O pioneirismo do projeto chamou a atenção do Governo do Estado que, anos mais tarde, decidiu ampliar as instalações ali existentes, com o objetivo de fornecer água não somente para Cariacica, mas também para outras regiões.
Em março de 1912, foram pagas as primeiras indenizações por desapropriação de terra na região de Duas Bocas, primeiro passo para a manutenção da cobertura florestal e, por consequência, da abundância de recursos hídricos na região. A obra de engenharia foi concluída em 1918 e permanece no local até hoje.
Presença de Getúlio Vargas
Entre 1945 e 1950, houve a construção de outra barragem, desta vez bem maior, para que o fornecimento de água para a população fosse ampliado. Este mesmo empreendimento ainda fornece água para o município de Cariacica. A inauguração contou com a presença do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas.
Dada a importância da manutenção das florestas para a qualidade da oferta hídrica no local, em 1965, a região foi instituída como Reserva Florestal de Duas Bocas. Em 1991, a área protegida mudou de categoria e passou a ser reconhecida como Reserva Biológica de Duas Bocas (Lei Estadual nº 4.503).
A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas-Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas.
Agendamento de visitas ou mais informações: [email protected].
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga