Novos carros reforçam o combate à dengue

Caminhonetes serão utilizadas como carro fumacê no combate ao mosquito da dengue.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Caminhonetes serão utilizadas como carro fumacê no combate ao mosquito da dengue.FOTO: Semco / Lucas Calazans


O município acaba de comprar seis caminhonetes cabines duplas para ajudar na guerra contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Quatro desses veículos vão atuar como carro fumacê. Os outros dois serão usados nas rotas de combate nos bairros com a utilização de bombas manuais. São dez bombas doadas pelo Governo do Estado.


A gerente de Vigilância Epidemiológica da prefeitura de Cariacica, Denise Carramanhos, explica que as aquisições terão grande útilidade para o município. Segundo ela, o fumacê vai aliviar a cadeia de reprodução do Aedes aegypti e as bombas manuais farão o bloqueio vetorial.


Em Cariacíca, este ano, já foram notificados 1.340 casos de dengue, dos quais 61 são suspeitos de ser hemorrágica, sendo que já houve três óbitos, ainda em investigação.


 

 

Fique atento


Os sintomas da dengue são: dor abdominal forte e de cabeça, dor atrás dos olhos e nas articulações, febre alta, manchas vermelhas no corpo, entre outros.


Quem suspeitar de ter contraído o vírus, deve se hidratar, ingerir líquido e procurar uma unidade de saúde ou pronto atendimento do município. A automedicação deve ser evitada, principalmente com acído acetil salicílico (AAS).


Informações Adicionais:


Texto: Verônica Aguiar


Jornalista responsável: Evandro Costalonga