Sábado é dia de feira agroecológica
Por Marketing, postado em 14/02/2013
Quem gosta de consumir produtos saudáveis e faz questão de alimentos produzidos sem agrotóxicos tem uma ótima opção para compras. Todo sábado, entre 6h e meio-dia, na Praça João Kennedy, conhecida como pracinha do Parque Infantil, em Campo Grande, o consumidor pode adquirir produtos diretamente com o produtor.
São oito produtores de agricultura familiar que trazem sua colheita para a comercialização na feira. Entre as variedades estão hortaliças, frutas, legumes, produtos caseiros, mel.
Montadas em torno da praça, as barracas recebem muitos consumidores que vão à procura de produtos fresquinhos e trazidos diretamente das propriedades rurais de Cariacica, mas também de produtores convidados de Santa Maria de Jetibá e Viana.
Entre as frutas vendidas estão manga, goiaba, acerola, jaca, abacaxi, banana, laranja, limão, jambo, entre outras opções. Mas, o consumidor também encontra flores, feijão, mel e derivados, bala de coco, cocada.
Os alimentos mais comercializados e que têm atraído cada vez mais frequentadores da feira são alface, quiabo, gengibre, diversas variedades de batata e couve, aipim, pepino, pimentão, tomate, cenoura, rabanete, cebola, berinjela, beterraba, inhame, chuchu, repolho, couve-flor, brócolis, espinafre, hortelã, vagem, abóbora, aipo, coentro, cebolinha verde, salsa, pimenta, sálvia, manjericão, tomilho, orégano, losna, taioba, salsa, pimenta doce, rúcula e jiló.
Os produtos caseiros bastante procurados são os biscoitos doces e salgados, pães, bolo, rosquinhas e empadão. Como toda feira que se preze há uma barraca para quem não dispensa um lanche e gosta da famosa dupla caldo-de-cana e pastel.
Além da garantia de estar levando para casa produtos mais saudáveis, o consumidor também encontra os preços mais em conta. A feira tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e sua realização faz parte do incentivo e valorização do produtor local.
O município de Cariacica possui 54% de área rural, sendo que cerca de 90% das propriedades agrícolas pertencem a pequenos proprietários, caracterizando um cenário fortemente marcado pela agricultura familiar.
Informações Adicionais:
Texto: Waldson Menezes
Jornalista responsável: Evandro Costalonga