Campanha educativa vai conscientizar pedestres e motoristas para uma convivência segura

A ação será feita nos bairros que possuem linha férrea.FOTO:  Divulgação

A ação será feita nos bairros que possuem linha férrea.FOTO: Divulgação


Nesta sexta-feiras (8), a Vale vai realizar uma campanha educativa sobre segurança ferroviária em diferentes municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). Esta ação tem por objetivo conscientizar e reforçar a convivência segura e harmônica entre a população e o tráfego ferroviário.


A iniciativa irá ocorrer em pontos específicos de Cariacica, Fundão e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e em Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena e Tumiritinga, em Minas Gerais. O foco da ação é aproveitar o período de Carnaval, quando há um fluxo maior de pessoas e veículos nas proximidades da ferrovia, e, realizar diálogos de segurança nas estações de embarque e desembarque da EFVM e palestras sobre o tema no interior dos trens de passageiros.


Segundo a gerente de Trânsito e Transporte, Marcela Amaral de Cerqueira, a campanha educativa tem um propósito muito positivo para o município. “A ferrovia está presente em nosso cotidiano, não temos como evitar, e, a campanha é de grande importância porque vai conscientizar os pedestres e motoristas em relação aos riscos de acidentes”, comentou.


 

 

 

Dicas de segurança:


- Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha de trem;


- Não estacione perto da linha de trem;


- Não pegue carona no vagão, mesmo se ele estiver parado;


- Não brinque e nem descanse na linha férrea;


- Não jogue pedra no trem;


- Não descarte lixo na ferrovia;


- Cuidado com redes de alta tensão próximas às linhas de trem;


- Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue Alô Ferrovias 0800 285 7000.


Informações Adicionais:


Texto: Lorena Zanon


Jornalista responsável: Evandro Costalonga