Volta às aulas na rede municipal
Por Marketing, postado em 04/02/2013
Nesta terça-feira, 5 de fevereiro, a secretaria de Educação municipal recepciona os alunos na volta às aulas. Mais de 42 mil estudantes estão matriculados na rede para o ano letivo de 2013. Entre as novidades, está a ampliação do programa Mais Educação.
Sete novas escolas passam a fazer parte dessa iniciativa, que é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com as secretarias municipais em todo o país. A proposta prevê o fortalecimento do ensino e o atendimento ampliado aos alunos na escola, com atividades de reforço escolar, artes, esportes, entre outros.
Novos colaboradores foram integrados ao grupo de profissionais da educação em 2013. Entre eles, 36 bibliotecários encaminhados para atuação nas escolas do município. Na Educação Infantil, sete novas escolas passam a compor a estrutura da rede, totalizando 50 Cmeis. As escolas de Ensino Fundamental foram ampliadas em três unidades, totalizando 61 Emefs.
Estrutura e programas:
Em 2012, a Educação em Cariacica contava com 102 unidades de ensino (incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Eram 43 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis); e outras 58 Emefs. A rede tinha 2.191 educadores; e contava com os programas Povos e Mangues, Mobilização, Floresce, Esporte na Escola e Trânsito na Escola.
A rede conta ainda com a Escola do Campo e Estação Ciência. Os programas continuam em 2013, mas o número de professores aumentou. Os números ainda estão sendo fechados, segundo a subsecretária Pedagógica, Patrícia Rufino.
Inclusão
A educação especial/inclusiva de Cariacica é desenvolvida por meio de ações pedagógicas humanísticas, democráticas e amorosas que percebem cada aluno em sua singularidade e têm como objetivo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
As crianças com necessidades educacionais especiais acompanham as aulas em turmas convencionais e recebem atendimento especial no turno contrário ao das aulas.O município conta com 15 unidades de ensino, com salas de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE). São 163 professores e colaboradores que dedicam seu trabalho às crianças especiais nas salas de aula do ensino regular, sendo19 professores das salas de recursos da AEE.
Além disso, dois veículos adaptados auxiliam no transporte dos alunos cadeirantes matriculados nas escolas da rede municipal.
Arte
O Semearte é um projeto da secretaria municipal de Educação (Seme) que – como o próprio nome já indica – semeia a arte dentro do espaço escolar. Ele contribui para que as crianças descubram seus talentos e, nesse contexto, são desenvolvidas aulas de capoeira, dança, teatro e música. O projeto atende 32 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs). As aulas acontecem no período em que as crianças não estão mais em sala de aula (contraturno).
Música
A música está presente nas escolas de Cariacica. A rede municipal possui 22 bandas marciais e uma orquestra de câmara. O projeto de musicalização nas escolas trabalha o desenvolvimento sociocultural dos alunos.
A iniciação é feita pela flauta doce e continua com outros instrumentos, como o violino e a viola. As crianças que se destacam são selecionadas para compor a Orquestra de Câmara municipal, que é a primeira orquestra mirim do Espírito Santo.
Informações Adicionais:
Texto: Jackson Bueno
Jornalista responsável: Evandro Costalonga