Reforço para ajudar empreendedor individual a fazer regularização junto à Receita Federal
Por Marketing, postado em 04/02/2013
A Prefeitura de Cariacica, por meio da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), ganha reforço para ajudar os Empreendedores Individuais a realizar a regularização com a receita federal (declaração E.I.). O reforço consiste na parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Nesta ação a Aderes disponibiliza sua unidade móvel para estar na Praça de Campo Grande, desta segunda-feira (4) a quinta-feira (7), das 9h às 17h, somando-se à unidade móvel de Formalização da Prefeitura de Cariacica.
Dando continuidade a esta ação os empreendedores também podem procurar a Casa do Empreendedor - Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciampe)-, localizado no trevo de Alto Lage; ou os telecentros de Cariacica Sede e Central Faça Fácil.
"Hoje, temos mais de sete mil Empreendedores Individuais no nosso município. Estamos à disposição para orientar e ajudar a realizar a declaração do E.I.", ressaltou secretário Ademar Brumatti, da Semdetur.
Semdetur
Dando sequência ao atendimento, a Unidade Móvel de Formalização estará na praça de Itacibá, nesta quinta-feira (7), das 9h às 16h, para atender os empreendedores individuais.
Os empreendedores individuais (EIs) têm até o 31 de maio, em 2013, para regularizar a situação com a Receita Federal.
A declaração de rendimentos é obrigatória e o controle de receitas oferece ao empreendedor uma forma de avaliar se o faturamento é suficiente para pagar os compromissos assumidos e até planejar e gerenciar uma possível ampliação das atividades. Para fazer a declaração, é preciso acessar a página do Portal do Empreendedor ou da Receita Federal.
Os empreendedores que sentirem dificuldade poderão efetuar a regularização na Casa do Empreendedor - Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciampe) -, localizado no trevo de Alto Lage; ou nos telecentros de Cariacica Sede e na Central Faça Fácil.
Confira aqui a tabela com o cronograma de atendimento da unidade móvel
O titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur), Ademar Brumatti, ressalta a necessidade e a importância de fazer a declaração de rendimentos. “A declaração é obrigatória e acontece apenas uma vez ao ano, estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e ajudar no envio da declaração”, lembrou.
Benefícios
Pagando pequenos valores fixos mensais, os EIs têm acesso à Previdência Social, que garante alguns benefícios, como a licença-maternidade, o seguro contra acidentes de trabalho, pensão por morte e o auxílio-reclusão.
Ao completar um ano de contribuição, os EIs poderão, ainda, obter auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Após 180 meses contribuindo, tornam-se aptos até para a aposentadoria por idade.
Informe-se:
• Casa do Empreendedor - Ciampe
BR 262, Trevo de Alto Lage, Alto Lage
Telefone: 3346 6366 ou 3346-6370
• Telecentros
Bairro Cariacica-Sede - Centro Histórico
Telefone: 3284-4823
Bairro Santo André - Central Faça Fácil
Telefone: 3636-0149
(com informações da Semdetur)
Informações Adicionais:
Jornalista responsável: Evandro Costalonga