Ordem de serviço autoriza obras de melhorias e modernização do Terminal de Itacibá

Ordem de serviço autoriza obras de melhorias e modernização do Terminal de Itacibá.FOTO: Semco / Lucas Calazans

Ordem de serviço autoriza obras de melhorias e modernização do Terminal de Itacibá.FOTO: Semco / Lucas Calazans


Cariacica acaba de receber investimentos de mobilidade urbana. O Governador do Estado, Renato Casagrande, assinou a ordem de serviço que permite o início de uma ampla obra de modernização do Terminal de Itacibá, em Cariacica. Também haverá melhoria da infraestrutura no entorno do local.


O evento aconteceu nesta sexta-feira (1º), durante a manhã, em área anexa ao terminal. A iniciativa busca, entre outros, viabilizar a melhor acessibilidade dos usuários e pedestres, assim como possibilitar o melhor escoamento de água, enfrentando assim os constantes alagamentos, tão conhecidos da comunidade.


Também estiveram presentes na solenidade, entre outros, Fábio Damasceno, diretor geral do Instituto de Transportes e Obras Públicas; representantes da diretoria da Ceturb-GV, que gerencia o sistema Transcol; além de vereadores do município, deputados.


As melhorias terão investimentos em torno de dez milhões de reais, e devem estar conclúidas no segundo semestre de 2014. A intervenção é parte de uma verba de cerca de 3 bilhões de reais, prevista para os próximos anos em todo o Estado.


Mobilidade


As obras no Terminal de Itacibá fazem parte de um projeto amplo e integrado, dentro do Programa de Mobilidade Metropolitana estadual, que contempla uma série de obras para facilitação da acessibilidade dos cidadãos. O Terminal Urbano será aumentado em dez mil metros quadrados, passando para dezoito mil metros quadrados. O número de paradas de ônibus também será ampliado.


O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, ressaltou a importância da obra, que não se limita a melhorias apenas externas ou de infraestrutura no entorno do terminal. Ela contempla ainda um conjunto de outras particularidades, entre elas, uma reformulação do conjunto de banheiros, a construção de fraldários, bicicletários, pontos para comércio, melhoria na iluminação, e nova sala de descanso para os rodoviários.


Informa ainda que será elaborado por parte da prefeitura, em paralelo as ações do estado, um projeto de macrodrenagem em todo o município, tendo essa ação sido iniciada com a limpeza dos valões em janeiro.
A nova plataforma do terminal rodoviário será interligada a já existente através de uma passagem coberta. Boa parte das instalações, como um todo, será reformulada.


Redes de água, iluminação e instalações elétricas também serão reformuladas. A obra será fiscalizada pelo Instituto de Obras Públicas do Estado (Iopes).


Informações Adicionais:


Texto: Jackson Bueno


Jornalista responsável: Evandro Costalonga