Ítalo-brasileiros de Cariacica podem escolher representante no parlamento italiano
Por Marketing, postado em 01/02/2013

andidata ao parlamento da Itália é recebida pelo Prefeito e Associação da Cultura Italiana de Cariacica.FOTO: Semco / Claudio Postay
O prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, recebeu na tarde desta quinta-feira (31), a visita da ex-vereadora por Curitiba, Renata Bueno. Ela concorre a uma das quatro cadeiras para deputado, no parlamento italiano, reservadas a representantes que residam na América do Sul, representando, assim, os interesses desse grupo nesse continente. Ela está em plena campanha, quando percorre todo o Brasil em busca de apoio.
Têm direito a voto pessoas que possuam dupla nacionalidade ou italianos residentes no país. O encontro contou ainda com a presença de representantes da Associação da Cultura Italiana de Cariacica (Acic). Na oportunidade, a candidata expôs detalhes de suas propostas e a importância da visita a Cariacica, visto que o município está entre as cidades com o maior número de ítalo-brasileiros do país. A candidata tem mais de dez anos de relação com a Itália, onde viveu e se especializou em Direitos Humanos.
Iniciativa
O prefeito parabenizou a candidata e classificou sua iniciativa como sendo de extrema importância, pela considerável participação da comunidade italiana na cultura, economia e cotidiano de Cariacica, sendo a representatividade dos italianos importante não só para o município, mas para todo o cenário capixaba. Lembrou também a atuação da Acic como representante da cultura italiana no município e a significativa contribuição que essa associação presta e poderá prestar ao município, como intercâmbio comercial e cultural.
Oficialmente, a eleição na Itália acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro. Os cidadãos que residem no Brasil receberão as cédulas no inicio de fevereiro. Elas devem ser preenchidas e postadas pelo Correio até o dia 20 deste mesmo mês
O eleitor também pode entregar seu voto no consulado mais próximo, devendo ainda procurar o consulado para atualização de informações, caso não receba em sua casa o envelope com as orientações e as cédulas para votação.
A candidata busca apoio de um total de um milhão de eleitores residentes na América do Sul, sendo 400 mil ítalo-brasileiros e 600 mil ítalo-argentinos. Somente no município de Cariacica, aproximadamente 1.500 pessoas têm direito a voto. Renata Bueno lembra ainda, que a colônia italiana no Brasil é a maior entre todas nas Américas, porém, os imigrantes italianos e seus descendentes brasileiros jamais elegeram um representante naquele parlamento.
Propostas
- Garantir melhores serviços e apoio aos italianos residentes no Brasil e América do Sul.
- Criar, viabilizar e promover projetos de intercâmbio cultural e educacional entre universidades do Brasil e da Itália.
- Desenvolver um programa de qualificação profissional e estágio para os universitários descendentes em empresas italianas.
- Propor um programa de aposentadoria para os italianos residentes no exterior que não possuam condições econômicas.
- Fazer da cultura e da educação, áreas de especialidade de Renata Bueno, uma ferramenta poderosa para promover maior integração entre Brasil e Itália, criando mais oportunidades para os ítalo-brasileiros.
- Criar projetos que beneficiem o comércio entre pequenos e médios empresários descendentes e a Itália, promovendo produtos e serviços brasileiros.
- Agilizar o processo de reconhecimento de cidadania italiana para os descendentes de imigrantes.
Como votar:
1- O descente receberá em casa um envelope com a cédula de votação, enviado pela embaixada Italiana.
2- Encontre a lista com o símbolo do partido de sua escolha.
3- Faça um "xis" no símbolo do partido e, ao lado, escreva de forma clara o nome do candidato.
4- Depois, devolva a cédula pelo Correio para o Consulado Geral da Itália ou entregue-a pessoalmente até o dia 20 de fevereiro no consulado mais próximo.
Mais informações: com a Acic, pelo telefone 3286-4458.
Informações Adicionais:
Texto: Jackson Bueno
Jornalista responsável: Evandro Costalonga