Boa Vista está pronta para buscar o tricampeonato no Sambão do Povo

Boa Vista trabalha forte para conquistar o tricampeonato.FOTO: Semco / Claudio Postay

Boa Vista trabalha forte para conquistar o tricampeonato.FOTO: Semco / Claudio Postay


As últimas soldas e capricho no acabamento. Os lábios de uma negra recebem a cor pelas mãos do artista. A trilha sonora é o samba de enredo que a escola defende este ano. No barracão de alegorias pesadas da Independente de Boa Vista, a sensação é de dever cumprido. A escola está pronta para o desfile no Carnaval de Vitória 2013, quando será a terceira agremiação a entrar, neste sábado (2).


De acordo com as pessoas que trabalham no barracão, o quarto carro da escola promete uma surpresa de tirar o fôlego dos foliões. Outra grande aposta é o abre-alas, com uma águia puxando um grande navio negreiro. A escultura foi feita por profissionais de Parintins.


Ao todo, a escola tem cerca de 600 pessoas trabalhando para realizar o carnaval. No barracão de alegorias pesadas, são cerca de 40. Entre eles, Jadir Campos, 63 anos, eletricista. Ele é o responsável por toda a parte elétrica do barracão, pelos reparos e pela iluminação das alegorias.


Nascido no meio do carnaval, na comunidade, hoje é membro da velha guarda da escola. “O amor é muito grande, tenho muitos amigos aqui. A gente sente muito orgulho, não tem nem o que falar”, emociona-se.


Grande família


O chefe dessa grande equipe, considerada por eles uma grande família, é Nilton de Oliveira, 50 anos. “O trabalho está pronto, o clima aqui é de muita euforia, estamos confiante no título”, diz. Segundo Nilton, todo o trabalho feito foi um grande desafio. Isso porque a escola cresceu e leva para a avenida alegorias ainda maiores que no ano passado.


“Estamos trabalhando no barracão desde setembro, com mais experiência. Mas a cobrança também é maior. Estamos defendendo um título”, reforça. Quando perguntado sobre seu carro alegórico preferido, o “pai” do barracão hesita. “Toda criação é bonita pra gente que faz. É difícil falar qual filho é mais bonito. A emoção de dar vida a isso tudo é indescritível. A gente chega aqui para trabalhar 8 horas e não tem hora de sair”, conta.


A grande família do barracão também tem filhos de bem longe. Quatro profissionais de Parintins, especialistas em esculturas e em movimento de alegorias, trabalham, incansáveis, no barracão. Um deles é Naldo Seixas, 40 anos. Com experiência de trabalhar no Rio de Janeiro e em São Paulo, este é o primeiro ano dele na Boa Vista.


“A águia do abre-alas foi a mais difícil, mas vai fazer brilhar o olho das pessoas. Ela tem muitos movimentos, vai ficar bem bonito”, sorri ele, orgulhoso de seu trabalho.


E quem pensa que barracão pesado é lugar só para homens, engana-se! Num cantinho mais discreto, quase escondidas, está uma equipe de mulheres responsável pelo trabalho delicado, por confeccionar as peças de acabamento, os pequenos detalhes, mas que dão um brilho todo especial aos carros.


Franciely Santos, 17 anos, é voluntária e está ajudando pela primeira vez. Sidinéia Aires, 32 anos, é berçarista, mas está empenhada em cuidar das alegorias recém-nascidas para entrarem perfeitas na avenida. Cristina Traspadini, 40 anos, ressalta a responsabilidade do trabalho, para que tudo saia perfeito. A dona de casa Elizabeth Rodrigues, 40 anos, garante que vai se emocionar ao ver o trabalho no Sambão.


Acompanhe o desfile


Quem não vai ao Sambão do Povo, poderá assistir ao desfile da Boa Vista pela internet, no portal Gazeta Online, ou pela televisão. A TV Educativa (TVE) e a TV Capixaba transmitirão ao vivo. E, pela primeira vez, a folia do Espírito Santo será transmitida para todo o Brasil pela Rede Bandeirantes.



Galpão da Boa Vista


Galeria de imagens


Semco/Claudio Postay