Cultura e fé em Cariacica
Por Marketing, postado em 31/01/2013
Paróquia São João Batista: marco da história de Cariacica
A Paróquia São João Batista, conforme registro no arquivo paroquial, foi inaugurada oficialmente como "Freguesia de São João Batista", em Cariacica, no dia 16 de dezembro de 1837. A construção ficava, mais precisamente, na praça central da sede do município. Dois anos mais tarde, em 1839, a Lei Provincial nº 6, no seu artigo 1º, promulgada pelo presidente da Província, José Thomaz de Araújo, ordenou a construção da igreja.
Com isso, a cidade adquiriu a formação elementar da autonomia política e administrativa municipal, com o nome reconhecido de Cariacica e seus limites. Havia na época a interdependência entre a Igreja e o Estado.
A construção da igreja só ganhou impulso, em 1845, com a chegada do padre italiano Civitela de Trento, auxiliado pelo povo que carregava as pedras para a obra. Para conseguir o seu objetivo, o padre Civitela organizava procissões com características muito interessantes. Cada devoto carregava uma pequena pedra, células mínimas, que iriam formar a estrutura da majestosa construção secular.
Somente no ano de 1948 foi erguida a torre de cerca de 15 metros de altura. A cobertura de palha que existia desde a fundação foi substituída, em 1851, por telhas vindas de Marselha, na França. Nesse mesmo ano, a igreja foi entregue à comunidade. O primeiro batizado foi realizado no dia 24 de junho de 1851 e o primeiro casamento em 26 de junho desse mesmo ano.
O terreno onde está localizada a Igreja Matriz de São João Batista foi doado pelos senhores Manoel Pinto do Amaral, Vasco Fernandes Coutinho do Amaral, Manoel Teixeira de Barcelos, Vicente Ferreira de Jesus e Altair José Cardoso, cujo documento data de 30 de junho de 1856.
Praça Marechal Deodoro da Fonseca
A Praça Marechal Deodoro da Fonseca, em Cariacica Sede, forma o tríduo histórico do município com a Igreja São João Batista e o prédio em que funcionou por muitos anos a sede da Prefeitura e a Câmara do município.
A praça ganhou esse nome em homenagem ao primeiro Presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, que foi eleito de forma indireta, depois de promulgar a primeira Constituição, em 1891, mesmo ano que a praça “Marechal Deodoro” foi entregue ao povo cariaciquense.
Templo Espírita Fraternidade Tabajara
Em 1930, o Sr. Otávio Ferreira Paes, por indicação espiritual, deixou a cidade onde nasceu, o Rio de Janeiro, e veio para o Espírito Santo com o intuito de erguer um templo espírita.
Então, ele foi orientado espiritualmente a localizar um determinado sítio nas cercanias do Monte Moxuara no município de Cariacica.
Segundo o relato original, a região foi escolhida por causa da sua energia. E, dessa forma, propiciava melhores condições para a realização de cultos e rituais.
Assim, no dia 2 de fevereiro de 1940, foi fundado o templo Fraternidade Tabajara. Originalmente, o local era apenas uma choupana com assentos rústicos. Devido à grande procura das pessoas, verificou-se a necessidade de ampliação e remodelamento do prédio que abrigava os cultos.
Com a doação do novo terreno pelo Sr. Otávio F. Paes, e o apoio de dona Maria de Loudes Labuto, o projeto arquitetônico de Antônio Becacici foi iniciado no em 1952. Imponente com sua cúpula central, tem como símbolo a estátua do "Caboclo Tabajara" que, com seus braços abertos, rende homenagens ao Monte Moxuara.
Informações Adicionais:
Texto: Alcione Coutinho
Jornalista responsável: Evandro Costalonga