História e vitórias da bicampeã do Carnaval Capixaba
Por Marketing, postado em 30/01/2013
A atual campeã do Carnaval capixaba, a Escola de Samba Independente de Boa Vista, este ano busca o tricampeonato. Mas, antes de chegar ao status de agremiação do grupo especial, a comunidade teve que trabalhar duro para conquistar títulos.
A história da Boa Vista começou com a alegria da comunidade que, muito animada, fundou, no dia 14 de outubro de 1975, o bloco Mocidade Unida de Boa Vista. Logo, se tornou uma escola de samba. Anos depois, por sugestão de alguns membros da agremiação, ela passou a se chamar Independente de Boa Vista.
Em 1984, a Boa Vista desfilou pela primeira vez no grupo especial de Vitória, com o enredo “O Festejar da Natureza”. No ano seguinte, veio com o enredo “O carnaval é Um Jogo de Bicho”, com o qual foi rebaixada para o grupo de acesso. Somente em 1991, a agremiação conseguiu retornar para a elite do samba capixaba com o enredo “Brasil, o incrível país das Ilusões”.
Em 1993, o carnaval ficou mais triste, pois a agremiação não desfilou. Foram cinco anos sem pisar na avenida. Em 1998, a Boa Vista volta a fazer os desfiles com a mesma empolgação e fazendo bonito na avenida. Lembrando que, de 1998 a 2001, as agremiações apenas desfilavam, não havia disputa pelo título.
Apenas em 2002 o desfile volta a ser realizado no Sambão do Povo. No ano seguinte, a escola trouxe o enredo “ 360º - Vitória, uma viagem em torno de ti”, que é considerado um dos enredos mais bonitos da Boa Vista.
Em 2009, com o enredo sobre São João, denominado “Com devoção ao Padroeiro, Boa Vista Festeja São João”, a escola terminou na quinta colocação. No carnaval do ano seguinte, com o enredo "Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai", a Boa Vista fez um desfile tecnicamente perfeito e conquistou o inédito título de campeã do carnaval capixaba.
Ano passado, a mesma garra, técnica e brilho foram apresentados no Sambão do Povo e, mais uma vez, a Independente de Boa Vista sagrou-se campeã. O título foi alcançado com o enredo “Vida em Poesia... A Lira que é Lucinda". O bicampeonato trouxe orgulho para a nação Boa Vista que, este ano, espera conquistar o terceiro título com o enredo “África – O Grito de Liberdade de Uma Raça”.
G.R.E.S. Boa Vista
Galeria de imagens
Semco/Claudio Postay
Informações Adicionais:
Texto: Alcione Coutinho
Jornalista responsável: Evandro Costalonga