Candidata ao parlamento italiano em Cariacica: município tem 70% de descendentes daquele país

Candidata ao parlamento da Itália vem a Cariacica, município de forte descendência italiana.FOTO:  Divulgação

Candidata ao parlamento da Itália vem a Cariacica, município de forte descendência italiana.FOTO: Divulgação


Nesta quinta-feira (31), às 15h, o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, recebe em seu gabinete a visita de Renata Bueno, candidata a deputada federal pelo Parlamento Italiano. Na ocasião serão expostos detalhes de seu programa como candidata a uma cadeira no legislativo daquele país, assim como serão alinhadas com o prefeito suas intenções de promover certas propostas junto à comunidade italiana residente no município.


Cariacica tem 70% de sua população formada por descendentes de italianos, o maior percentual desta etnia na Grande Vitória. Até o dia 6 de fevereiro, os residentes italianos no Brasil ou aqueles que têm dupla cidadania vão receber, através dos Correios, a cédula de votação para assim exercer seu direito de escolher seu representante.


A Itália é o único país do mundo que elege parlamentares fora do seu território nacional, justamente para defender o interesse de todos os italianos. As eleições ocorrem nos dias 24 e 25 de fevereiro e, só no Brasil, existem mais de 300 mil eleitores com direito a voto.


Diferentemente de como acontece no Brasil, que faz uso de números para a escolha de seus representantes governamentais, a Itália utiliza símbolos. Após o voto a cédula é devolvida pelos Correios ao Consulado Geral da Itália ou é entregue pessoalmente ao consulado mais próximo até o dia 20 de fevereiro.


Projetos


Renata Bueno já foi vereadora por Curitiba. Em seu mandato, trabalhou em projetos que defendiam os interesses dos italianos no Brasil. Na ocasião, conseguiu, por exemplo, mais de R$ 1 milhão em benefícios para os ítalo-brasileiros, além de apoio a eventos culturais, dentre outros.


Ela pretende ainda regularizar a questão das aposentadorias dos residentes no Brasil, e promover ações de intercâmbio cultural e turístico. Visa, ainda, ampliar a parceria na educação, visto que, como legisladora, pode articular intercâmbios entre as universidades federais do Brasil e da Itália, além de trabalhar por políticas que deem oportunidade a empresas italianas de se instalar no Brasil.


Informações Adicionais:


Texto: Jackson Bueno


Jornalista responsável: Evandro Costalonga