Exposição fotográfica conta história de Cariacica por meio de retratos de famílias
Por Marketing, postado em 28/01/2013
Uma foto-presente para a mãe, outra acompanhada de um cartão postal. A inauguração do primeiro cinema, a reunião de um time de futebol que nem existe mais. Capítulos da história de Cariacica contados por meio de fotografias. A exposição “História e Memória de Cariacica em Álbuns de Famílias” convida o público a passear por registros históricos do município tendo como protagonistas as famílias cariaciquenses.
A mostra, que pretende revelar fragmentos da vida privada e, através das imagens, estimular a reflexão sobre o universo dos arquivos pessoais para a história local, pode ser visitada até 25 de março no Faça Fácil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 13h, em frente ao Terminal de Campo Grande
O operador de máquina Lorival Luiz de Miranda, 37 anos, que aguardava atendimento no local, aproveitou para visitar a exposição com a filha, Louriane, 16 anos. “Muito interessante ver lugares que hoje são totalmente diferentes, como a Igreja de São João Batista e a pracinha em Cariacica-Sede”, observou.
A adolescente preferiu os álbuns que mostram o cotidiano das pessoas. “É diferente. Hoje em dia nem tem mais coisas assim”, disse a menina ao se deparar com uma foto da procissão de Corpus Christi, de 1959.
O projeto
Resultado de uma pesquisa realizada com incentivo da Lei João Bananeira, a exposição apresenta um material pouco conhecido por parte da população: as fotografias de arquivos familiares. Projeto de Amarildo Mendes Lemos, as imagens disponíveis para visitação pública retratam momentos como batizados, casamentos, carnavais, passeios, aniversários, vida religiosa, futebol e trabalho.
São mais de 80 imagens selecionadas de famílias cariaciquenses. De acordo com Amarildo, a seleção foi baseada na especificidade de cada foto e o contexto que elas representam. “Tivemos a preocupação de proporcionar ao espectador a sensação de participar, através das imagens, da vida de cada um dos que nela se encontram registrados”, explicou.
A concepção, a coordenação e a pesquisa da exposição foram realizadas por Amarildo Mendes Lemos, com o apoio da Prefeitura de Cariacica e a colaboração do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, do Programa de Pós Graduação em História, da Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo e do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Doação de acervo
Quem tem acervo fotográfico em casa ou documentos que contam parte da história do município pode fazer uma doação ao projeto, que busca traçar um panorama sobre a sociedade, a economia, a política e a cultura da época. Os documentos podem ser emprestados para reprodução.
As pessoas que tiverem interesse em remeter algum material devem descrever em poucas palavras o volume e o conteúdo dos documentos em mensagem eletrônica para [email protected]. Após a análise da proposta de doação será agendado um contato para os procedimentos de recebimento dos documentos.
SERVIÇO
Exposição “História e Memória de Cariacica em Álbuns de Famílias”
Quando: até 25 de maio. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 13h.
Onde: Faça Fácil. Avenida Aloizio Santos, nº 500, Santo André. Em frente ao Terminal de Campo Grande.
Mais informações: (27) 3636-0149
Entrada gratuita.
Exposição de Fotos Antigas
Galeria de imagens
Semco/Claudio Postay
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga