Carro fumacê está passando nos bairros para complementar a luta contra a dengue

Combate ao Aedes aegypti inclui uso do carro fumacê.FOTO:  Divulgação

Combate ao Aedes aegypti inclui uso do carro fumacê.FOTO: Divulgação


A dengue costuma se alastrar logo após períodos chuvosos, quando ficam acumuladas poças de água que facilitam a reprodução do mosquito vetor do vírus da doença. A aplicação espacial de inseticidas a ultra baixo volume (UBV) com veículo adaptado, conhecido popularmente como carro fumacê, é utilizada para combate à fase adulta do mosquito transmissor da dengue.


A programação do serviço nos bairros é realizada de acordo com o índice de infestação encontrado durante pesquisa larvária por amostragem no município, feita pela Vigilância Epidemiológica, e com as notificações emitidas pelas unidades de saúde.


A primeira etapa de trabalho, que leva cinco semanas para a conclusão, foi iniciada no dia 16 de janeiro, nos seguintes bairros: Flexal I, Flexal II Retiros Saudoso, Nova Canaã, Vista Mar, Bela Aurora, Sotelândia, Dom Bosco, Santa Cecília, Alto Dona Augusta, Santa Fé, Alto Lage, Oriente, Morada de Campo Grande, Cruzeiro do Sul, Santa Luzia, Porto belo I, Porto Belo II, Santana, Tucum, Nova Valverde, Nova Brasília, Itanguá, Vila Capixaba, Mucuri, Santa Bárbara, Santa Paula, Itapemirim, Maracanã, Jardim Botânico, Castelo Branco, Novo Jardim, Santa Rosa, Porto Novo, Nova Esperança, Bandeirantes e Boa Sorte.


O ideal é que a população colabore e trabalhe com a Prefeitura e evite o nascimento das larvas do Aedes aegypti. Isso porque o inseticida disseminado pelo fumacê causa impacto ambiental e só mata o mosquito alado, adulto.


A Vigilância Epidemiológica de Cariacica pede para que, quando o carro fumacê passar, o morador abra portas e janelas; cubra viveiros de animais, dos potes de água e comida; proteja crianças e idosos propensos a asma e alergias; e evite a exposição dos alimentos.


Para denúncias de casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, os contatos são: 3346-6518 / 3346-6519 (Centro de Controle de Zoonoses).


Fique atento à passagem do fumacê em seu bairro. Veja aqui o cronograma.


Informações Adicionais:


Texto: Brunella França


Jornalista responsável: Evandro Costalonga