Diretores de escola se reúnem para orientações relativas a 2013
Por Marketing, postado em 24/01/2013
Sexta-feira de manhã, céu azul e sol forte. Clima típico das férias de janeiro. Mas o auditório da secretaria de Educação (Seme) estava cheio na manhã de hoje (25). As diretoras e diretores da rede municipal de ensino de Cariacica realizaram a primeira reunião de orientações quanto ao ano letivo de 2013 e a apresentação da nova equipe da Seme. O ano letivo terá início em 5 de fevereiro.
Entre os presentes, o prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho. Ele aproveitou o momento para dar as boas-vindas à equipe e destacar a política que vem adotando de valorização do servidor. “A vinda de vocês aqui hoje é de extrema importância. As relações humanas são muito importantes pra mim e, para desenvolvermos um trabalho buscando ainda mais a qualidade de ensino em nossa rede, o diálogo e a parceria são essenciais”, disse.
O prefeito enfatizou que o desafio da pasta é assumir uma postura de vanguarda na Grande Vitória, produzindo tecnicamente.
O caminho democrático e de parcerias apontado pelo prefeito foi reforçado pelo secretário de Educação, Saulo Andreon. “Nossa meta para os primeiros 100 dias de governo é de conhecer, fazer um diagnóstico da rede e entender as prioridades para que então possamos traçar as metas e buscar os resultados almejados. Mas isso não significa que ficaremos parados”, salientou.
Como primeira proposta, Andreon quer fazer com que a Seme vá mais até as escolas. “Não ficarei encastelado num gabinete. Precisamos desse contato e os diretores conhecem melhor as escolas e devem ser os nossos articuladores”.
No encontro, a nova equipe buscou também destacar que os projetos, programas ou ações implementados na Educação e que estão funcionando devem continuar. A ideia é potencializar o que vem sendo realizado e apresentando bons resultados. “Precisamos ter em mente que a Educação é depositária da esperança e da confiança de todas as famílias de Cariacica”, ressaltou Andreon.
Pautas
A reunião focou, ainda, na apresentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e do Mais Educação, ambos do Governo Federal. O PNAIC foi implementado no início deste ano. Para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, o Ministério da Educação (MEC) dará incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica, visando a formar 360 mil professores alfabetizadores até 2015.
Já o Mais Educação se propõe a induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral por meio de atividades optativas, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
Informações Adicionais:
Texto: Brunella França
Jornalista responsável: Evandro Costalonga