Procon dá dicas para compra de material escolar

Escolas podem exigir apenas a compra de material para uso didático do aluno.FOTO:  Divulgação

Escolas podem exigir apenas a compra de material para uso didático do aluno.FOTO: Divulgação


As férias de muitas escolas já estão acabando e, para a maioria dos pais, este é o momento da compra dos materiais. Por isso, o Procon de Cariacica preparou algumas dicas para que os pais não gastem demais comprando materiais desnecessários ou com custos elevados.


Para garantir a economia na hora da compra do material escolar, a primeira dica é verificar o que sobrou do ano anterior e reaproveitar o que está em boas condições. Também é importante que os pais comparem os preços de diferentes estabelecimentos e que observem a qualidade dos produtos para evitar a necessidade de repor um material que, embora barato, seja pouco durável.


O Procon aconselha ainda aos pais que analisem item a item da lista, para verificar se os materiais pedidos pela instituição de ensino estão diretamente ligados ao processo didático, tendo em vista que nenhum material de uso coletivo ou de expediente da instituição como papel higiênico, grampeador, fita adesiva, copos, apagador, álcool, giz e sabonete deve ser comprado pelos pais.


O órgão também chama a atenção para as quantidades solicitadas, argumentando que volumes exagerados podem ter outras finalidades, que não o aprendizado do aluno. Em caso de dúvida, o Procon sugere que os pais questionem a instituição e, caso a situação não seja resolvida, a família pode recorrer ao Procon.


A coordenadora executiva de Proteção e Defesa do Consumidor, Thaiz de Sousa, explica que em caso de dúvida os pais devem procurar o Procon. O telefone do Procon municipal é o 3346-6324. Atende das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Se o consumidor preferir comparecer pessoalmente no órgão, o funcionamento é das 9h às 17h (com entrega de senhas até as 16h), de segunda a sexta-feira. O Procon de Cariacica fica na rua Francisco Alves, nº23, em Campo Grande, próximo à Casa Lotérica.


Informações Adicionais:


Texto: Alcione Coutinho


Jornalista responsável: Evandro Costalonga