Encontro discute projetos para incentivo ao esporte e à promoção da saúde

FOTO: Semco / Claudio Postay

FOTO: Semco / Claudio Postay


Políticas de Esporte e Lazer foram analisadas e discutidas na tarde desta quarta-feira (16), quando o prefeito Geraldo Luzia Junior, o Juninho, recebeu o secretário de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), Vanderson Alonso Leite, o Vandinho. Em pauta: projeto Campo Bom de Bola II; Praça Saudável (construções); Praça Saudável (academia); e Ginásio Poliesportivo.


Para o secretário da Sesport, Vandinho Leite, os projetos são investimentos em esporte, lazer, saúde e prevenção à criminalidade. “Mais do que um espaço para a prática do exercício, são locais de convivência entre as famílias, pois oferecem opções para crianças, jovens, adultos, pessoas na melhor idade e, até mesmo, para os cadeirantes, pois há aparelhos e professores voltados a todos”, destacou.


Na ocasião, o prefeito Juninho explicou que o município tem um déficit de área de lazer e esporte. “Falta, por exemplo, um ginásio poliesportivo para realização de grandes eventos e competições”. Juninho também adiantou que já tem duas áreas no município com documentação que podem receber algum dos projetos. A prefeitura realizará um levantamento das demais áreas no município, priorizando as regiões dentro do Programa Estado Presente.


Estado Presente


O Programa Estado Presente tem por objetivo levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e à criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda. Em Cariacica, bairros como Nova Rosa da Penha, Flexal, Padre Gabriel e Castelo Branco estão inseridos no programa.


Campo Bom de Bola


O campo possui grama sintética, alambrado e iluminação. A utilização pode ser feita 24 horas por dia, sete dias por semana, o que permite o uso ininterrupto por grande período sem a paralisação da unidade para manutenção. Pode abrigar projetos de inclusão social, assim como pode ser sede de atividades direcionadas à terceira idade.


À Sesport cabe fazer o repasse de recursos, o acompanhamento da obra e a prestação de contas. Já à Prefeitura compete a elaboração do edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela construção do Campo.


Praça Saudável (adequações)


O projeto consiste em adequações de praças existentes com objetivo de disponibilizar aos cidadãos, inclusive pessoas com deficiência física, de todas as idades, um ambiente propicio à prática de exercícios físicos com auxilio de equipamentos que utilizam sobrecarga. Um profissional de Educação Física faz o acompanhamento.


Informações Adicionais:


Texto: Eduardo Candeias


Jornalista responsável: Evandro Costalonga