Dengue: eliminar o mosquito também depende de você

Conscientização: Cariacica tem 57 casos de dengue notificados até agora em 2013.FOTO:  Semco/Fernando Madeira

Conscientização: Cariacica tem 57 casos de dengue notificados até agora em 2013.FOTO: Semco/Fernando Madeira


O cuidado para prevenir a dengue é fundamental nesta época do ano. Em Cariacica, em 2013, o número de notificações registradas, até o momento, chega a 57. Desses, dois casos são suspeitos de dengue hemorrágica. As notificações serão investigadas para confirmar ou não a dengue.


O município registrou, no ano passado, 1.382 notificações referentes a casos de dengue. Desses, 22 pacientes foram vítimas de dengue hemorrágica, a forma mais grave da doença.


Colaboração


A secretaria municipal de Saúde (Semus) realiza trabalhos de orientação aos munícipes na prevenção das doenças, como a dengue, com o objetivo de melhorar e atender de forma eficiente os pacientes que procuram as unidades de saúde.


Mas a população também precisa fazer sua parte e ajudar para que esse trabalho tenha a eficácia esperada. As medidas para isso são simples e já conhecidas, mas muito importantes.
Manter tampadas as caixas de água; limpar sempre os quintais, assim como as calhas; descartar o lixo de forma adequada; e receber periodicamente os agentes de saúde ambiental em casa, são alguns bons exemplos para eliminar o mosquito (aedes aegypti), transmissor da doença.


Alerta aos sintomas


Os moradores devem ficar atentos aos sintomas da dengue: febre alta (39° a 40º), dor de cabeça e muscular e nas articulações, fraqueza, dor nos olhos, náuseas e vômitos, manchas pelo corpo e coceira. O quadro ainda pode apresentar os chamados “sinais de alerta”, como sangramento, dor abdominal intensa e pressão baixa.


Unidades sentinelas


O município conta com várias unidades básicas de saúde, chamadas de “sentinelas”, que são referências para os atendimentos de casos de dengue. Algumas delas são as Unidades de Saúde de: Jardim América, Porto de Santana, Nova Rosa da Penha, Bela Vista, Nova Canaã, Bela Aurora, Santa Fé, Mucuri, além do Pronto Atendimento Adulto e o Infantil.


Informações à Imprensa:


Texto: Érica Evangelista


Jornalista Responsável: Evandro Costalonga