Defesa Civil intensifica ações preventivas junto a crianças e adolescentes
Por Marketing, postado em 18/09/2014
Fotos Divulgação?Defesa Civil
O projeto "Defesa Civil nas Escolas" já entrou em ação despertando o interesse de crianças e adolescentes. O objetivo da iniciativa é intensificar a prevenção levando informações até os estudantes, de 11 a 16 anos, para que sejam multiplicadores junto à família e aos amigos. A ação consiste na realização de palestras nas instituições municipais de ensino, para orientar e informar os alunos sobre o trabalho do setor.
O coordenador operacional, Alexandre Ribeiro, o coordenador de prevenção Robson Barcelos e o chefe da coordenaria da Defesa Civil, Francisco Inácio Daroz, ministraram o primeiro bate papo com estudantes, na quarta-feira (17), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luzbel Pretti, no bairro Operário. Os profissionais explicaram para mais de 70 alunos o que é a Defesa Civil, qual é o papel dela e como o munícipe pode colaborar para que a cidade sofra menos com as chuvas e os desastres.
Os alunos aproveitaram o momento para tirar dúvidas de como solicitar os serviços da equipe. Durante a palestra, uma estudante informou que morava em uma área de risco e precisava que a Defesa Civil verificasse a situação de sua casa. Os profissionais aproveitaram a oportunidade para explicar o modo como costumam atuar nesse tipo de caso. Depois, instruíram a aluna a ligar para a Defesa Civil. Prontamente, a menina fez o chamado, foi atendida e agendou a visita da equipe para esta semana.
Em sua primeira fase, a iniciativa contemplará 72 escolas municipais. A intenção é que elas recebam o projeto antes da chegada das chuvas. Daroz deixou claro que é importante que as crianças se sintam parte da Defesa Civil e entendam que colaboram com a cidade por meio de atitudes simples, como: jogar o lixo no lixo para evitar o entupimento de bueiros e alagamentos, entre outras ações.