Semdetur visita empreendedores da zona rural de Cariacica
Por Marketing, postado em 18/09/2014
Fotos Lucas Calazans

A produtora rural Roseni da Silva mora em Roda D'Água e produz pães, bolos e biscoitos. Com o direcionamento da Semdetur ela realizou 17 cursos, que ajudaram a desenvolver seu empreendimento
Êxodo rural já não faz mais parte da realidade do interior de Cariacica. Se antes os produtores rurais precisavam vender suas terras para trabalhar em centros urbanos, hoje eles já começam a empreender no próprio campo. Dona Roseni da Silva, 53 anos, é moradora de Roda D'Água e há três anos foi convidada a participar do curso para a produção de compotas, pães e biscoitos do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).
A partir do que aprendeu por lá, ela montou uma pequena confeitaria em casa, vendendo pães e biscoitos para os vizinhos. Agora, ela já vê o negócio se expandindo por todo o município e comemora a volta da filha, Tatiana da Silva, 26, que havia ido morar em Vitória para trabalhar como vendedora. A jovem largou o emprego e agora irá ajudar a mãe a ampliar os negócios.
A fim de possibilitar mais exemplos como o de Roseni e a filha, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Renato Alves, ouviu nesta quarta-feira (17) os proprietários de seis empreendimentos da zona rural do município, buscando formas de incentivar o desenvolvimento no campo. A ação faz parte do trabalho realizado pela Gerência de Turismo, lotada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur). “É importante acompanhar os produtores rurais, conhecer os empreendimentos e tentar descobrir do que eles precisam para se desenvolver ainda mais. No âmbito municipal, nosso dever é fazer a articulação com outros órgãos e governos, a fim de trazer mais benefícios para a região”, explica o secretário.
No caso de Roseni, por exemplo, os cursos de capacitação foram determinantes para o sucesso de seu empreendimento. Ela conta que passou por 17 deles, que vão desde hábitos de higiene no manuseio dos produtos à dicas para incrementar as receitas. "Hoje, a zona rural está tendo mais acesso ao apoio do Estado. Além do aprendizado, consegui comprar o maquinário. Pretendo agora iniciar o financiamento de um carro para fazer entregas dos meus pãezinhos pelo município", comenta.
Outro potencial que está sendo melhor explorado é o turismo rural. Situado em Pau Amarelo, a Fazenda Terra Santa tem atraído muitos turistas para a região. Lindonora de Souza, a dona Nora, tem 55 anos e é uma das proprietárias do local. Ela conta que explorava apenas a criação de tilápias, mas começou a enxergar formas de ampliar sua renda. "Nós construímos uma área para churrasco no sítio e os amigos foram pedindo para alugar nos fins de semana. No boca a boca, fomos conquistando cada vez mais clientes e investimos na propriedade. Hoje contamos com a tirolesa, piscina natural e uma cozinha para receber os visitantes. Nossa intenção agora é terminar de construir o alojamento e receber mais pessoas", comenta.
Quem quiser conhecer melhor as belezas de Cariacica ou descobrir formas de ampliar seu empreendimento, basta entrar em contato com a Semdetur pelo telefone 3354-5100. O atendimento acontece na Casa do Empreendedor (Ciampe), que fica na BR 262, Km 3,5, no Trevo de Alto Lage. Já as informações turísticas, podem ser obtidas na Gerência de Turismo, no telefone 3354-5106.
Serviço
Pães e bolos Pedra Vista
Encomendas: 9 9740-0042
Fazenda Terra Santa
Encomendas de peixes e agendamento de visitas: 9 9714-6899, 9 9888-6806, 9 9987-6580 e 9 9625-4902.