Adolescentes comemoram Mês da Juventude subindo o Mochuara

LCV-1671

Entre os cliques e as selfies, os participantes da caminhada recolheram o lixo que foi descartado por outros visitantes do monte Mochuara



A manhã deste sábado (20) começou com um belo cenário para um grupo de jovens de Cariacica. Aos pés do Mochuara, eles se reuniram bem cedo para participar de uma caminhada ecológica até o topo do monte. Enquanto aproveitavam para tirar fotos da vista e de um dos símbolos mais famosos do município, os adolescentes recolheram o lixo que outros visitantes haviam deixado para trás. Um dos idealizadores do encontro, o estudante Jonatas Brum tem 17 anos e mora em Cariacica Sede. Ele ressalta a importância de preservar o local. "Já fiz o percurso em outras duas oportunidades e esta será a terceira vez. Percebi que, apesar de morar no município, muita gente ainda não tinha feito essa visita. Por isso, chamei alguns amigos da escola e o meu professor para fazer a trilha. O passeio dura cerca de duas horas, mas a caminhada compensa, pois a vista lá de cima é maravilhosa", explica.

Quem subiu o Mochuara pela primeira vez foi o professor de Geografia, Manoel Duarte. Ele dá aulas para Jonatas e seus amigos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São João Batista, em Cariacica Sede. Nascido em Serra, Manoel se mudou há pouco tempo para Cariacica e aos poucos está conhecendo as belezas naturais do município. "O Jonatas me desafiou a subir e aceitei a proposta dele. Os alunos estão me mostrando algo que é característico do território deles, que está presente no município em que vivem. Enquanto que eu, como professor, vou aproveitar para dar uma 'aula livre' sobre a vegetação e o relevo da Grande Vitória. Acho bacana essa relação de troca de conhecimentos, estamos aprendendo e ensinando ao mesmo tempo", afirma.

O evento faz parte da programação do Mês da Juventude, que tem realizado diversas ações pela cidade em prol de uma maior movimentação das pessoas mais jovens do município. Além da caminhada ecológica, foi realizada na manhã deste sábado a oficina "Últimos refúgios" com o fotógrafo Leonardo Merçon, na Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Luzbel Pretti, no bairro Operário. A iniciativa visa dar noções técnicas de como se fotografar e ressaltar a importância das unidades de preservação ambiental. O Mês da Juventude é uma realização da Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (Semcit) e o Instituto Anexo Cultural.

Sábado ainda será de comemoração do Dia Municipal da Juventude, com shows na pracinha de Campo Grande

Celebrado desde 2005 em Cariacica, no dia 21 de setembro, o Dia Municipal da Juventude não irá passar em branco. Acontece neste sábado (20), às 16h, na praça José Maria Ferreira, em Campo Grande, um show com o hardcore da banda Scalenos e o folk rock da Pacata Cruzeta. A gerente da Juventude da Semcit, Sabrina Tancredo, convida todos a participarem e destaca a importância da data. "O Dia da Juventude serve para mostrar que os jovens do município estão se movimentando. A ideia de dedicar um dia a esta causa é para marcar presença mesmo, mostrar que eles têm espaços e voz na sociedade. Nossa gerência está se articulando com os grupos que estão se mobilizando em Cariacica. Daremos nosso apoio, ajudaremos a se organizar, vamos articular parceiros, mas o nosso objetivo é dar autonomia a eles para que consigam se realizar de forma independente", explica.

Serviço
Dia Municipal da Juventude
Quando: sábado (20), às 16h
Onde: praça José Maria Ferreira, a pracinha de Campo Grande, na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande
Atrações: Scalenos e Pacata Cruzeta
Entrada Gratuita