Atletas se reúnem para discutir desenvolvimento do esporte
Por Marketing, postado em 20/09/2014
Fotos Lucas Calazans

As mães Monique Vital (à esquerda) e Adriana Sepulchro acompanharam a apresentação das pequenas Talita Vital e Beatriz Sepulchro (à direita), que estão praticando Ginástica Rítmica
A pequena Beatriz Sepulchro tem seis anos e desde maio está praticando ginástica rítmica no bairro onde mora, Santana. Ao som da música tema da série de TV, Família Adams, ela e outras 20 meninas fizeram a abertura do primeiro "Cariacica: Esporte em debate", evento realizado, na última sexta-feira (19), pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), no Sest/Senat, em Alto Lage. Foi a primeira vez que a mãe da menina, Adriana Sepulchro, viu a filha se apresentar. "É emocionante, nos enche de orgulho ver ela feliz e fazendo o que gosta", revela. As demonstrações de elasticidade e o sorriso da garotinha encheram os olhos não só de Adriana, como também de toda a plateia, formada por atletas, representantes de federações e professores de educação física. Beatriz faz parte do projeto Campeões do Futuro, uma realização da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport) em parceria com a Semesp.
Pensando em garantir o acesso de mais crianças à prática esportiva, o encontro também debateu a construção das políticas públicas voltadas para a pasta no município. O objetivo era reunir propostas para o esporte em todos os cenários, desde as escolinhas para crianças, passando pela atividades físicas para a população, o paradesporto e até incentivos aos atletas de alto rendimento. O evento contou com uma palestra realizada pelo secretário de Esportes, Edvaldo Erlacher, que expôs a situação atual da cidade. Treinador de futebol da seleção brasileira feminina universitária, Erlacher convidou as pessoas presentes a participarem do Plano Municipal de Desenvolvimento do Esporte. "Cariacica tem muitos atletas se destacando no cenário nacional e internacional. Queremos buscar formas de incentivar o nosso município a revelar cada vez mais talentos. Temos buscado parceiros e, dentro das nossas possibilidades, estamos apoiando esses profissionais em seus projetos. Mas queremos ir além, queremos construir este plano e legitimar ações mais intensas para o crescimento das modalidades aqui dentro", afirma.
Está em tramitação na Câmara de Cariacica, uma proposta da Semesp de reformulação da lei 4.369, que autoriza o Poder Executivo a “celebrar convênios de cooperação mútua com Federações, Associações e Ligas de Esporte Amador, Esporte Olímpico e Esporte Paralímpico”. O objetivo agora é oferecer, além do apoio financeiro, o incentivo fiscal a atletas e projetos voltados para a área.

O corredor de rua, Luciano Rosa, destaca a importância dos atletas participarem das discussões sobre as políticas públicas da cidade
Corredor de rua há 25 anos, Luciano Rosa é membro da equipe Qualli Life, um dos maiores grupos de atletismo do Estado. Morador de São Geraldo, ele destaca a importância da abertura de espaços para se debater o incentivo ao esporte. "É uma parcela muito pequena a dos atletas que precisam se concentrar só no exercício da sua modalidade. Hoje, quem não luta pelos seus direitos, quem não busca o incentivo e não constrói uma relação com o poder público, não consegue disputar nada profissionalmente. Sabemos dos empecilhos que existem, mas não viemos só para cobrar, queremos debater e encontrar soluções junto com o município", conta.
Quem também esteve presente no evento foi o prefeito Geraldo Luzia Junior, que ressaltou a participação política dos cidadãos de Cariacica como fator fundamental para o sucesso das ações da Prefeitura. "A proposta que temos para o Esporte é trazer os interessados para perto, ouvir as questões deles e criar iniciativas que possam atender essas demandas. Queremos deixar um legado após nossa gestão, estabelecer direitos que não poderão ser revogados no futuro, por isso, toda essa dedicação para construir o plano", disse.