É Descobrir e se Apaixonar: Vale das Pedras, no Morro do Óleo
Por Marketing, postado em 26/09/2014
Fotos Claudio Postay
![Vale das Pedras (7)](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/Vale-das-Pedras-7-300x200.jpg)
Aproveitando o início da primavera, a dica desta semana é o Vale das Pedras. O rancho conta com belas orquídeas na sua entrada
A série de matérias “É Descobrir e se Apaixonar” convida a todos a conhecerem os recantos turísticos de Cariacica. Toda sexta-feira, uma reportagem destaca uma sugestão para quem quer botar o pé na estrada aqui mesmo no município. Nesta semana, indicaremos um empreendimento situado na Zona Rural, em uma região conhecida como Morro do Óleo, que está recebendo o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedemtur).
Situado bem ao lado de um córrego de águas cristalinas pertencentes ao rio Bubu, o rancho Vale das Pedras será a nossa dica nesta primeira semana de primavera. A indicação não poderia vir em melhor hora, a propriedade conta com belas orquídeas logo na entrada do empreendimento. O local é cuidado pela família de seu Fiorino Canal há mais de 60 anos. Em 2012, ele montou um restaurante no sítio, que logo passou a ser uma das paradas prediletas de viajantes e produtores rurais que passam pela região do Morro do Óleo.
Um dos principais atrativos é a quadra de bocha, ponto de animadas e descontraídas disputas durante os fins de semana. A área de lazer ainda conta com cama elástica e gangorra para as crianças, além de um campo de futebol para aqueles que pretendem disputar uma peleja entre os amigos. Após os 90 minutos de esforço físico, a dica é relaxar em uma bica artificial da água do córrego, que fica bem ao lado do restaurante. Para quem busca tranquilidade, o som da água caindo sobre as pedras nas margens do rio é uma ótima trilha para relaxar.
Agora, se o clima for de descontração, o rancho Vale das Pedras também conta com um palco para apresentações de músicos locais. Os mais recorrentes são alguns produtores rurais da região, que nos fins de semana trocam a enxada pela típica viola caipira. Na cozinha, os pratos mais pedidos são as carnes de cabrito ou carneiro preparada por Luciana Corrêa, nora de seu Fiorino. Os animais abatidos são criados lá na propriedade mesmo e não decepcionam quem experimenta a iguaria. A quantidade de carne no prato sai de acordo com o gosto do freguês, acompanha porção de batatas fritas e sai a R$ 40 por quilo. Outra opção que também é bastante visada é a carne de sol com aipim, que custa R$ 25 a porção.
O Rancho Vale das Pedras também pode ser alugado para eventos, mas necessita agendamento prévio. As reservas podem ser feitas com o filho de seu Fiorino, Leandro Canal, nos telefones 3114-8183 ou no 9 9615-5183. O empreendimento conta ainda com churrasqueiras, fogão a lenha, piscina e estacionamento. A entrada é gratuita e o visitante só paga o que for utilizado.
Origens
Também chamado na região de a "Antiga Farinheira", a construção que atualmente abriga o restaurante funcionou durante muitos anos como um moinho movido a água. Por lá, era produzida farinha de mandioca, que passou a ser cada vez menos valorizada com o passar dos anos. O local existe desde 1960, como descreve o letreiro pintado na faixada do empreendimento. "A farinheira era algo que tornava nossa família reconhecida. Outros produtores da região vinham para usar a moenda e a gente aproveitava para fazer amizade. Por conta disso, resolvi manter a construção e abrir um bar, visando continuar recebendo pessoas e fazendo mais amigos", explica seu Fiorino.
Serviço
Vale das Pedras
Atrativos: piscina, quadra de bocha, campo de futebol, cama elástica, gangorra, música ao vivo e restaurante.
Funcionamento: Sábados, das 10h às 20h. Domingos, das 8h30 às 20h. De quinta a domingo, durante o verão.
Endereço: Rua Principal, Morro do Óleo.
Contato: (27) 3114-8183 / 99615-5183.
Dia Mundial do Turismo celebrado neste sábado (27)
Quem ainda busca motivos para aproveitar o fim de semana e conhecer as belezas naturais do município, daremos mais um pretexto. É comemorado neste sábado (27) o Dia Mundia do Turismo. Instituída desde 1979, a data visa conscientizar as pessoas dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais de nossa sociedade. Neste dia, também é celebrado o dia do turismólogo, que são os profissionais que trabalham duro para destacar, catalogar e impulsionar nossos pontos turísticos.