Pais e professores se reúnem em Jardim de Alá para comemorar Dia das Crianças

IMG_3668

A Galinha Pintadinha, o Cebolinha e a Mônica também fizeram parte da festa


O Dia das Crianças é só no domingo (12), mas as comemorações da data já começaram no Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Abílio Luis Fagundes, em Jardim de Alá. Durante toda a semana, pais e professores organizaram uma série de ações recreativas para os alunos da unidade. Teve pipoca, algodão doce, pula pula, tobogã, teatro e animadores infantis. Os pais entraram no clima nostálgico do evento e também realizaram oficinas para ensinar as brincadeiras de suas gerações, como a galinha do vizinho, passa o anel, caça ao tesouro, o ioiô e a bola de pano.


As atividades fazem parte do grupo de trabalho do Mobilização, projeto que visa ampliar a relação entre as escolas e as comunidades. A proposta chegou na unidade de Jardim de Alá em março e, desde então, tem atraído cada vez mais as famílias dos alunos. Pai da pequena Kemilly Viana, de quatro anos, e um dos mais empenhados nas ações do Dia das Crianças, Wanderson Viana reuniu a família toda para encenar a peça "Família Batatinha" para a garotada. "Foi uma satisfação muito grande participar das atividades dentro da escola. É um privilégio para mim trazer um pouco de alegria e diversão para a garotada da comunidade. A recepção de cada integrante da escola foi maravilhosa, fiquei muito feliz", afirma.


Além do Dia das Crianças, diversas ações já aconteceram no Cmei Abílio Luiz Fagundes. Com o objetivo de incentivar a leitura, em setembro foi realizado o Mês Literário, reunindo pais para contar histórias para as crianças. Segundo a diretora da unidade, Elorania Kellis, a aproximação da comunidade com a escola está trazendo bons resultados. "Esse contato maior entre pais e professores tem melhorado a aprendizagem dos alunos. Quando se amplia esta relação, eles tendem a entender melhor nosso plano pedagógico e contribuir com ele dentro de casa. Todos os dias alguém da família dos estudantes elogia, conta dos avanços das crianças fora da escola e de como isso tem ajudado no desenvolvimento deles. É algo que valoriza nosso trabalho", explica.


Entenda o Mobilização


Com 44 mil alunos matriculados na rede municipal, Cariacica tem uma das maiores demandas escolares da Grande Vitória. O município conta com 102 unidades de ensino, dois anexos e 4 mil profissionais envolvidos direta ou indiretamente na Educação. O projeto Mobilização atua em 13 escolas do município e é desenvolvido com o apoio da Arcelor Mittal e de outras instituições parceiras.


Além da realização de palestras e fóruns para a formação de diretores e pedagogos, o Mobilização ainda distribui cartilhas para as escolas, com sugestões pedagógicas. Nelas, são tratadas as formas de incentivar uma maior participação das comunidades na vida escolar. O objetivo do projeto é melhorar a aprendizagem dos alunos, criando uma rede de atores municipais. Ao todo, 8263 alunos são atendidos pelo projeto.