Defesa Civil intensifica prevenção às chuvas em Porto de Santana
Por Marketing, postado em 10/10/2014
Fotos Claudio Postay e Verônica Aguiar
Prevenir o deslizamento da encosta na rua Gabino Rios, em Porto de Santana, foi o objetivo que levou a Defesa Civil ao local nesta sexta-feira (10). A equipe realizou uma vistoria para analisar o que pode ser feito, a médio prazo, para solucionar a situação, e já fez uma limpeza para minimizar a probabilidade de haver deslizamento. Para se chegar à encosta é preciso passar por dentro da unidade de saúde do bairro. Ela fica entre a unidade e algumas residências.
No barranco havia várias moitas de bambu e árvores. Isso pesa sob a encosta. Quando chove, a terra absorve a água e pesa ainda mais, o que pode culminar com o desabamento, devido à ausência da contenção. Por isso, as árvores foram podadas, de maneira adequada, para trazer segurança, de forma paliativa, diminuindo o peso da vegetação sobre o local.
Em caso de deslizamento, além de as casas ficarem sem alicerce inferior, e correrem o risco de desabar, a unidade de saúde receberia toda a terra. Por isso, a preocupação, tanto com os moradores quanto com os usuários e trabalhadores da unidade.
O coordenador operacional da Defesa Civil, Alexandre Ribeiro, explicou que o trabalho será realizado em todo o barranco, que vai da unidade ao antigo aquaviário, medindo aproximadamente 1200 metros e oferecendo risco a cerca de 7.000 pessoas. “Está chegando a época das chuvas, e como esse é um caso que oferece alto risco, estamos dedicando mais atenção ao bairro”, detalhou o coordenador.
Moradores de Porto de Santana ficaram aliviados quando entenderam os motivos da visita da equipe no bairro.