Escolas de Cariacica concorrem ao Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente
Por Marketing, postado em 24/10/2014
Fotos Divulgação / Escola do Campo
Cariacica está na disputa da 23ª edição do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente. A Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, em Roda D'Água, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Euvira Benedita Cardoso, em Novo Brasil, foram escolhidas entre outras 25 unidades de ensino do município para participar do certame.
A disputa acontece entre as regiões de influência da companhia siderúrgica. O resultado será divulgado nesta sexta-feira (24). Neste ano, o tema escolhido é a "Agricultura familiar". Os seis primeiros lugares do concurso receberão prêmios que vão de R$ 3 mil a R$ 500.
A Fundação ArcelorMittal Cariacica realizou em maio palestras de formação entre representantes de instituições de ensino do município. A vice diretora da Emef Euvira Benedita Cardoso, Lucimara Balastrero, explica como o projeto começou. "Nós contávamos com um terreno que não era utilizado nos fundos da escola. Fomos 'provocados' pelos palestrantes, levamos a proposta para os professores, que se animaram e desenvolveram o projeto com os alunos. É a primeira vez que a escola participa do prêmio e estamos muito felizes de ter sido indicados", conta.
Após o preparo do terreno, os estudantes trouxeram sementes e mudas para começar uma horta orgânica. Foram plantados alface, taioba, coentro e cebolinha. "Nós nem precisamos lembrar as crianças, elas já chegavam na escola e iam regar as plantas. A proposta agradou muito. Já estamos pensando em algumas oficinas para ensinar a construir viveiros e cisternas, além da distribuição de sementes", revela. Os alimentos produzidos foram usados na merenda da própria escola. A primeira "safra" foi tão boa, que até uma feira foi realizada para distribuir as folhas para a comunidade.
Escola do Campo tenta segundo prêmio consecutivo
Destaque em 2013 com a conquista do primeiro lugar, a Escola do Campo Margarete Cruz Pereira foi indicada ao prêmio também em 2014. Foi desenvolvido na unidade o projeto "Escola do Campo: agricultura familiar subsidiando vidas”, que consistia em ensinar os alunos e os pais a cultivar produtos agrícolas.
Além do cultivo de alimentos, o projeto ensinou a criar um belo jardim com plantas ornamentais. "É uma iniciativa que pode gerar uma renda extra para os pais e um hobby para os alunos. Se estamos na zona rural e temos espaço para isso, por que precisamos comprar em vez de plantar nossos próprios alimentos", destaca a diretora da Escola do Campo, Mara Regina.
O Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente acontece entre escolas e filhos de funcionários da companhia. Segundo a instituição, aproximadamente 70% dos alimentos que chegam à mesa são provenientes de produção familiar. Entretanto, o país ainda batalha para combater a fome e garantir uma alimentação adequada à população. A agricultura familiar é vista como um caminho viável para reverter esse cenário, além de gerar renda para muitas famílias e reduzir a evasão rural.