Saiba o que fazer em situações de desastres naturais
Por Analine Izoton, postado em 30/10/2014
Fotos Lucas Calazans
Vendavais, enchentes, desabamento e deslizamento de encostas. O que fazer nessas situações? Veja as orientações da Defesa Civil de Cariacica em caso de desastres naturais:
Durante as tempestades saia de casa somente se for necessário. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linhas telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas. Não opere tratores ou máquinas. Busque refúgio no interior de edifícios. Não permaneça dentro d’água durante tempestades. Permaneça longe de portas e janelas. Não utilize aparelhos eletrodomésticos, mantenha-os desligados e desconecte a antena externa do televisor. Use o telefone fixo ou móvel somente em uma emergência. Certifique-se de que a tempestade passou completamente antes de prosseguir seu caminho.
Vendavais: Desligue os aparelhos elétricos e o gás. Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair.
Enchentes: Se o nível da água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro. Se estiver ao ar livre, procure um abrigo longe de árvores, pois elas atraem raios e seus galhos podem cair. Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois podem ser levadas pela correnteza ou contrair graves doenças, como hepatite e leptospirose. Coloque os seus móveis e utensílios em lugares altos. Retire os animais de estimação de casa. Desligue aparelhos elétricos. Feche bem as portas e janelas. Evite contato com águas da enchente, pois estão contaminadas e podem provocar doenças e acidentes. Caso precise passar na água, proteja-se com calçados e botas.
Desabamento: não fique próximo ao local, pois a área pode sofrer novos desabamentos. Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193) e à Defesa Civil (3346-6111 / 9.98316000). Ajude as pessoas que estão saindo do local desabado. Evite arriscar-se sem necessidade. Se for o caso, procure desligar o quadro elétrico da edificação desabada. O local atingido deve ser abandonado com rapidez, mas organizadamente, sem correria.
Deslizamentos: Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento (novos deslizamentos podem ocorrer). Não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar. Não permita que crianças e parentes entrem na área.
O que fazer após a chuva
Não use equipamentos elétricos em locais inundados ou que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito. Não use água de fontes naturais ou de poços depois da enchente, pois está contaminada. Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados. Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça e no corpo, entre outros sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima. Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com águas da enchente.
Limpeza: Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias. Ajude seus vizinhos que foram atingidos. Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise à Defesa Civil ou aos Bombeiros sobre esses perigos. Procure não utilizar serviços hospitalares e de comunicações, a não ser que necessite realmente. Deixe esses serviços para os casos de emergência. Siga as instruções do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil sem contestar.
Para acionar a Defesa Civil de Cariacica, ligue: 3346-6111 ou 9.8831-6000. O serviço funciona 24h.