Curso da CBF traz nova perspectiva ao futebol capixaba
Por Marketing, postado em 07/11/2014

Estiveram presentes o vice-presidente da CBF, Marcus Vicente, o vice-prefeito Bruno Polez e o secretário de Esportes e Lazer Edvaldo Erlacher Foto: Claudio Postay
O discurso das autoridades presentes na cerimônia de abertura do Curso de Treinadores da CBF teve um ponto em comum: a reestruturação do futebol estadual e nacional. A aula inaugural foi realizada nesta sexta (7), no auditório da Prefeitura Municipal de Cariacica. O curso será realizado até a próxima segunda (17).
Os 40 alunos do projeto receberam as boas-vindas do vice-presidente da CBF, Marcus Vicente, do coordenador de desenvolvimento técnico, Fernando Belotti, do coordenador do curso, Maurício Marques, do vice-prefeito de Cariacica Bruno Polez e do secretário de Esportes e Lazer Edvaldo Erlacher.
"É muito satisfatório saber que o município e o Estado têm preocupação em desenvolver o esporte local. Os treinadores que saírem desse curso estarão aptos a lidar com alunos das escolinhas de futebol do mundo inteiro. É fundamental, para a estruturação dos clubes e ligas, garantir a qualidade do profissional que ensina o esporte à crianças que podem se tornar atletas no futuro", destaca Belotti.
Para o vice-presidente da CBF, Marcus Vicente, a importância do fortalecimento do futebol é mais do que uma questão de lazer: é uma preocupação econômica. "Temos um potencial imenso no Brasil. O futebol já pode ser considerado um setor econômico, pois gera bilhões em receita, emprega milhares de trabalhadores e movimenta o consumo de milhões de pessoas. Por isso é necessário se profissionalizar", revela.
Curso é o primeiro passo para se tornar treinador profissional em clubes
A licença "C", que será proporcionada a alunos que terminarem o curso, é destinada a professores de escolinhas de futebol. A partir dela, os egressos poderão adquirir as licenças "B", para formação de atletas das categorias de base, e também a licença "A", para treinadores profissionais.
Gesley Edlich mora em Cariacica e é responsável por treinar meninos e meninas de escolas municipais. Aos 30 anos de idade, o professor não esconde o desejo de atuar no futebol profissional. "Acho que isso será um diferencial para minha carreira. Poderei aprender mais sobre as dinâmicas do futebol com profissionais de excelência. Quero usar isso para potencializar meu trabalho com crianças e me inserir no mercado do futebol profissional", conta.
Das areias para a sala de aula
Quem também está matriculado no curso é o melhor jogador do mundo de futebol de areia em 2007, Venícius Fambre, o Buru. O atleta mostrou entusiasmo para ganhar destaque também nos gramados. "Tenho uma perspectiva muito boa para minha carreira depois desse curso. Recentemente, trabalhei com crianças na Rússia, levando o futebol de areia para o país. A expectativa agora é repetir esta satisfação também dentro de campo", afirma.