Atividades marcam o Dia Mundial de Combate a Diabetes em Cariacica
Por Marketing, postado em 13/11/2014
O Dia Mundial de Combate a Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14), será repleto de atividades na unidade de saúde de Bela Aurora. Entre os serviços oferecidos estão medição da taxa de glicose, aferição pressão e orientação sobre prevenção à doença. Essas ações estarão disponíveis das 8 às 10h, a todos os usuários da unidade interessados em participar. Depois dos exames haverá um bate-papo com enfermeiro, assistente social e psicólogo sobre prevenção, sintomas e riscos dessa enfermidade.
O supervisor da unidade de saúde do bairro, José Nilson Barros, espera que o público participe a fim de obter o diagnóstico precoce e, se necessário, efetivar o tratamento e controle da enfermidade. No município há um programa especial para isso, trata-se do Hiperdia, uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), voltada tanto para diabéticos quanto para hipertensos.
Pessoas com esse perfil podem procurar a unidade de saúde do próprio bairro e pedir para serem encaminhadas para o programa, que funciona nas unidades de Santana, Bom Pastor, Valparaíso e Santa Fé. O Hiperdia oferece acompanhamento com nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiro ou técnico de enfermagem.
Os pacientes passam por uma consulta com esses três profissionais. A partir de então, eles montam um plano de exercícios e alimentação que deve ser seguido para o controle das duas doenças. Depois, o acompanhamento é feito a cada 45 ou 60 dias. As pessoas cadastradas no programa, que fazem uso da insulina, têm direito a receber o kit com o aparelho para medir a taxa de glicose e os insumos necessários para o controle da doença.
Para isso, é preciso abrir processo no setor de protocolo da Prefeitura, que funciona no Faça Fácil. Os documentos necessários são: cópia da Carteira de Identidade, cartão do SUS, receita de insulina mais recente, laudo médico solicitando material e comprovante de residência.
Diabetes
Doença provocada pela produção inadequada de insulina, hormônio responsável por retirar o açúcar do sangue. O déficit desse hormônio gera hiperglicemia, que é a elevação da taxa de glicose, conhecida como diabetes.
![hiperdia3](http://www.cariacica.es.gov.br/wp-content/uploads/2014/11/hiperdia3-200x300.jpg)
Frutas: todas as frutas podem ser consumidas, com moderação, desde que o paciente esteja com a taxa de glicose controlada.
Verduras e legumes: cenoura, beterraba e abóbora cozidas devem ser evitadas pois no processo de cozimento há perda de fibras.
Bebidas: use adoçante para substituir o açúcar. Evite refrigerantes em geral e suco industrializado (eles contêm muito açúcar). Quanto ao suco de laranja, é bom evitar, pois a fruta, naturalmente, contém muita frutose. Prefira consumi-la in natura por ser fonte de fibra.
* Dicas da nutricionista Anna Carolina Angeloni
Cuidados com o corpo
Pés: os diabéticos podem perder a sensibilidade nos pés, entre outras alterações, por isso é importante não andar descalço, nem mesmo dentro de casa. Uma simples ferida num pé diabético pode desenvolver uma infecção, levando à amputação e até mesmo à morte.
• Examine diariamente os pés, observando e notificando ao médico/enfermeiro a presença de calos, rachaduras, alterações de cor ou feridas.
• Use meias limpas e secas.
• Corte as unhas de forma reta.
• Prefira sapatos fechados e que não apertem.
* Dicas da fisioterapeuta Fabrícia Demuner
Serviço:
Atividades do Dia Mundial de Combate a Diabetes
Data: 14 de novembro, das 8 às 15h
Local: unidade de saúde de Bela Aurora. Endereço: Rua da Vitória, s/nº.
Telefones: 3369-8597, 3346-6561 e 3316-5305
Funcionamento: 7h às 19h – segunda a sábado